domingo, 15 de março de 2015

Para além do Vale do Silício, conheça 4 novos polos de tecnologia e inovação espalhados pelo mundo


A história é conhecida: o Vale do Silício, na Califórnia, EUA, é o epicentro da revolução tecnológica, principalmente no âmbito da Internet; lá as empresas dão café da manhã gratuito e sala de jogos para os funcionários relaxarem; é onde os inovadores do mundo todo querem morar, apesar do custo de vida altíssimo; e é onde as pessoas desejam ter três empregos: um ganha-pão, outro por prazer e um terceiro que seria o projeto que te fará rico e colocará teu nome na posteridade.
Lá estão Google, Evernote, Eletronic Arts, Yahoo, Facebook, LinkedIn, Apple, Netflix e eBay. Lá você pode conhecer a garagem onde Steve Jobs criou seu primeiro computador. Aqui ocorreram grandes movimentos da contracultura e o consumo de LSD propiciou a expansão das consciências. O Vale do Silício tem até mesmo sua própria série de TV, a “Silicon Valley”, na HBO.
No entanto, o mundo é grande demais para que tudo o que existe de coolgeek e tech se concentre unicamente nessa área ao sul da Baía de São Francisco. Por isso, com menos ou mais dinheiro, respeitando ou violando os princípios que deram origem ao que hoje é o Vale do Silício, em diversos cantos do planeta estão surgindo outros epicentros equivalentes. Como a Mediapolis, de Cingapura, a cerca de 15 quilômetros do centro da capital. Ou Otaniemi, bairro tecnológico de Espoo, próxima a Helsinque, na Finlândia – entre outras, estão lá as sedes da Nokia e da Rovio Entertainment, desenvolvedora do jogo Angry Birds. Ou a Milla Digital, em Zaragoza, um "quadrilátero digital" concebido pela prefeitura para abrigar start-ups e as sedes espanholas dos gigantes da internet.
Para ler o texto completo de Sergio Parra e Jot Down clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP