terça-feira, 4 de março de 2014

"Assim que vi você" - Alice Ruiz

Foto: Alice Ruiz participará da 41ª Feira do Livro de Pelotas 

A Câmara Pelotense do Livro e a prefeitura Municipal de Pelotas divulgam mais um escritor convidado para participar da programação da 41ª Feira do Livro de Pelotas, que acontece de 31 de outubro a 17 de novembro no Mercado Central.

          A Secretaria de Cultura (Secult) trará pela primeira vez na Feira do Livro de Pelotas a poeta e haikaista Alice Ruiz. A escritora estará na cidade de 31 de outubro a 4 de novembro de 2013, com sessão de autógrafos, recital de poemas e oficina. 

          Entre as atrações já confirmadas, no dia 31, sessão de autógrafos, e nos dias 1°, 2 e 3 a oficina de escrita poética na Casarão 6, a partir das 14h. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail: oficinas.secult@gmail.com, contendo breve currículo e carta de intenções (por que deseja participar). O número total de vagas ofertadas é 30.

          Mais informações sobre a Feira do Livro de Pelotas no blog http://feiradolivrodepelotas2013.blogspot.com.br. A realização da 41ª Feira do Livro de Pelotas é da Câmara Pelotense do Livro com apoio da prefeitura Municipal de Pelotas, através da Secult.

Sobre Alice Ruiz

          Poeta e haikaista, Alice Ruiz nasceu em Curitiba, Paraná, em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos com nove anos de idade, e versos aos 16. Aos 26 anos publicou pela primeira vez seus poemas em revistas e jornais culturais. Lançou seu primeiro livro aos 34 anos. Alice publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil.

          Compõe letras desde os 26 anos - tem diversas canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. Para conhecer essas gravações e os parceiros da poeta, dê uma olhadinha na Discografia!

          Antes da publicação de seu primeiro livro, Navalhanaliga, em dezembro de 1980, já havia escrito textos feministas, no início dos anos 1970 e editado algumas revistas, além de textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou Pelos Pêlos pela Brasiliense. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livroDois em Um.

          Já participou do projeto Arte Postal, pela Arte Pau Brasil; da Exposição Transcriar - Poemas em Vídeo Texto, no III Encontro de Semiótica, em 1985, SP; do Poesia em Out-Door, Arte na Rua II, SP, em 1984; Poesia em Out-Door, 100 anos da Av. Paulista, em 1991; da XVII Bienal, arte em Vídeo Texto e também integrou o júri de 8 encontros nacionais de haikai, em São Paulo.

          Tem poemas traduzidos e publicados em antologias nos Estados Unidos, Bélgica, México, Argentina, Espanha e Irlanda, tendo sido também convidada como palestrante na Bienal de Lenguas da América no México e na Europalia Brasil em Bruxelas.

Redator(a): Ascom
Foto: Divulgação
Alice Ruiz

Assim que vi você
Logo vi que ia dar coisa
Coisa feita pra durar
Batendo duro no peito
Até eu acabar virando
Alguma coisa
Parecida com você
Parecia ter saído
De alguma lembrança antiga
Que eu nunca tinha vivido,
Mas ia viver um dia
Alguma coisa perdida
Que eu nunca tinha tido
Alguma voz amiga
Esquecida no meu ouvido
Agora não tem mais jeito,
Carrego você no peito
Poema na camiseta
Com a tua assinatura
Já nem sei se é você mesmo
Ou se sou eu que virei alguma coisa tua

Alice Ruiz

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP