terça-feira, 11 de março de 2014

PACO DE LUCÍA (1947-2014): Um violonista universal

Paco de Lucía, nascido em uma família de músicos e que se tornou um dos maiores violonistas do mundo, dominando a música flamenca e descobrindo novas plateias para ela por meio de uma mistura com o jazz e outros gêneros, faleceu na quarta-feira [26/2], no México. Ele tinha 66 anos.
Sua morte foi confirmada por um funcionário municipal da cidade natal do sr. De Lucía, Algeciras, na costa sul da Espanha.
Gaspar Armando García Torres, procurador-geral do estado de Quintana Roo, disse à radio Enfoque, do México, que o sr. De Lucía teve um ataque cardíaco enquanto passava férias no balneário caribenho de Playa del Carmen, morrendo no hospital, segundo a Associated Press.
O sr. De Lucía se firmou como um importante artista de flamenco nos anos 60 e 70, notadamente após formar uma parceria com Camarón de la Isla [ver aqui e aqui], um cantor que muitos consideram ter revivido e revolucionado o flamenco na Espanha. O duo lançou mais de 10 discos, tanto de flamenco clássico como de uma mistura com rock e pop. Camarón de la Isla faleceu em 1992.
Com o apoio de músicos de bongô e um baixo elétrico, o sr. De Lucía produziu uma das músicas mais conhecidas da Espanha, uma rumba chamada “Entre dos aguas” [ver aqui], que fazia parte de um álbum lançado em 1973, nos anos finais da ditadura de Franco.
Para ler o texto completo de Raphael Minder clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP