sexta-feira, 28 de março de 2014

Saudades dos governos militares? Quem pode ter?

Estamos às vésperas de completar 50 anos do golpe militar de 64 e, talvez por isso, a ousadia em vangloriar seus feitos e dos governos autoritários tenham ganho intensidade nas postagens em redes sociais. A coisa limita-se às festividades da data ou tem um enraizamento social mais profundo? Creio ser, infelizmente, parte de um processo mais amplo de crescimento das forças conservadoras num contexto de crise econômica mundial, que se sustenta em filiados ideológicos, confusão política e adesões de ocasião.
Não precisa ser muito inteligente para reconhecer que os governos militares no Brasil usaram da força bruta para reprimir opositores, lançaram mão da censura aos meios de comunicação, de práticas de incriminação destituídas do direito básico de defesa, além do desrespeito frequente aos direitos civis mais elementares, como o de se organizar social, partidária e sindicalmente.
Chega a ser engraçado alguém postar no Facebook uma ilustração com apelo aos militares para que voltem e governem o Brasil novamente. Se isso acontecesse as postagens seriam vigiadas, as liberdades seriam cerceadas, você não poderia escorraçar seus governantes e seu perfil na rede correria sérios riscos de ser interditado.
Para ler o texto completo de Ricardo Alvarez clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP