quinta-feira, 9 de julho de 2020

Hoje completam-se 40 anos sobre a morte de Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes, o poeta que ouvia música nas palavras | Blog ...

Em 1969, Vinicius de Moraes foi 'aposentado' do Itamaraty por 'boemia'



Na edição do dia 12 de abril de 1953, o jornalista Samuel Wainer, dono do jornal Última Hora, estreou uma nova coluna no semanário "Flan: Abra o seu Coração", um "consultório sentimental" escrito por uma obscura colunista chamada Helenice. Todas as semanas, Helenice respondia às cartas, tirava dúvidas e distribuía conselhos para seus leitores. Mas, quem, afinal, estaria por trás da misteriosa coluna?
Para ler o texto de André Bernardo clique aqui

Vinicius de Moraes foi 'aposentado' do Itamaraty por 'boemia'

Confira as canções de Vinicius de Moraes mais tocadas nos últimos anos


Vinicius de Moraes nos deixou há 40 anos, no dia 9 de julho de 1980. Em homenagem ao “Poetinha”, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre suas obras musicais e quais foram os seus parceiros mais constantes nas 20 canções de sua autoria mais tocadas nos últimos cinco anos. Três grandes nomes se destacaram: Tom Jobim, Toquinho e Baden Powell. 
Para conferir o ranking das 20 músicas de Vinicius mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública clique aqui

40 anos sem Vinicius de Moraes: dia de reverenciar o Poetinha | O ...


“A Rosa de Hiroshima”, de Vinícius de Moraes


“A Rosa de Hiroshima” é um poema escrito pelo cantor e compositor Vinicius de Moraes. O poema recebeu esse nome como um protesto sobre as explosões de bombas atômicas ocorridas na cidade de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Criado em 1946, o poema foi primeiro publicado no livro “Antologia Poética”. Mais tarde, em 1973, os versos foram musicados e ganharam corpo na voz do grupo Secos e Molhados.
Para ler o texto de Rebeca Fuks  e assistir à interpretação de "Rosa de Hiroshima" pela banda Secos e Molhados clique aqui

Algumas reflexoes sobre Rosa de Hiroshima

Para assistir à interpretação "Rosa de Hiroshima" na voz de Vicky Valentim clique no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP