quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Uma potência à beira da insanidade

131001-EUA
Pode ser que o mundo termine assim – não num big bang, mas num ataque de cólera.
A paralisação parcial do governo norte-americano – que tornou-se inevitável depois que a Câmara decidiu, no domigo, liberar recursos para o governo apenas em condições inaceitáveis – não será o fim do mundo. Mas um calote dos Estados Unidos, que só não ocorrerá se o Congresso elevar rápido o teto de endividamento do Estado, pode causar catástrofe financeira. Infelizmente, muitos republicanos ou não entendem o desastre, ou não se importam com ele.
Tratemos primeiro de Economia. Depois das paralisações do governo em 1995 e 96, muitos observadores concluíram que tais eventos, embora evidentemente ruins, não são catástrofes. Os serviços essenciais continuam e o resultado é um grande incômodo, mas não um dano duradouro. Esta observação ainda é parcialmente verdadeira, porém vale notar que as paralisações da era Clinton ocorreram num cenário de economia efervescente. Hoje, ela está fraca e uma das razões principais é a queda dos gastos governamentais. Uma paralisação equivale a mais um golpe, que pode tornar-se forte se o fenômeno se prolongar.
Ainda assim, uma pralisação do governo parece pouco, se comparada com a possibilidade de o Congresso recusar-se a elevar o teto de endividamento. Primeiro, porque se o teto for atingido, haverá um corte de despesas imediato e gigantesco, que provavelmente jogará os Estados Undios novamente em recessão. Além disso, serão interrompidos os pagamentos da dívida governamental norte-americana. Isso pode ter consequências aterrorizantes.
Para ler o texto completo de Paul Krugman clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP