quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"Preenchi uma lacuna", diz jornalista autor da biografia não autorizada de Roberto Carlos - A ENTREVISTA DO ANO

 

O ‘Roda Viva’ recebeu no dia 28 de outubro o jornalista e escritor Paulo Cesar de Araújo, para falar a respeito da polêmica envolvendo a publicação de biografias não autorizadas, que colocou em lados opostos artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e editoras.
Em entrevista, ele também falou sobre o livro Roberto Carlos em Detalhes - biografia não autorizada do cantor. Lançado em 2006, o livro foi resultado de pesquisa ao longo de mais de 15 anos, que reuniu depoimentos de cerca de 200 pessoas que participaram da trajetória de Roberto Carlos. A obra foi vetada pelo cantor capixaba em 2007, por meio de ações na Justiça.
No dia anterior do programa ir ao ar, Roberto Carlos concedeu entrevista ao ‘Fantástico’, onde declarou ser favorável ao projeto que libera a publicação de biografias não autorizadas, mas ressaltou que tem que haver um equilíbrio, algo bastante contraditório já que pediu recolhimento da biografia feita por Paulo Cesar de Araújo.
No ‘Roda Viva’, o jornalista explicou que no seu caso a questão não foi invasão de privacidade. “A luz não acende se ele não mandar acender. Há 45 anos, tudo em torno dele, é controlado por ele. Roberto sentiu como se o chão estive longe dos seus pés. E também juntou com a questão financeira, a de alguém ganhar dinheiro com o seu nome”.
Para Araújo, a vida do cantor sempre foi um livro aberto, tanto por meio de suas músicas, como pela própria mídia. “Apenas explico aquilo que ele cantou em músicas e disse em entrevistas. Ele está mais do que acostumado a falar sobre a sua vida. No caso do meu livro, o que mais incomodou foi a existência de uma biografia não autorizada e com força no mercado. Ele não queria é que alguém ganhasse dinheiro com o nome dele”.
O jornalista ressaltou que não se arrepende de nada e que cumpriu a sua missão ao fazer a obra: “Eu tinha um objetivo - explicar esse fenômeno Roberto Carlos. Eu quis dar importância a esse fenômeno. Consegui fazer isso e o meu livro foi publicado. Não me preocupei com a reação dele, a minha preocupação foi com a história, porque eu preenchi uma lacuna”.
Recentemente, para contestar o cantor Chico Buarque, que declarou jamais ter sido entrevistado pelo jornalista para a biografia de Roberto Carlos, Paulo Cesar apresentou vídeo e foto do encontro.
Paulo Cesar de Araújo, que nasceu em Vitória da Conquista (BA), em 14 de março de 1962, é jornalista formado pela PUC-RJ, historiador formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Memória Social pela Uni-Rio.
Outra obra literária de Paulo Cesar que se tornou referência na historiografia ligada à música popular brasileira é o livro Eu Não Sou Cachorro, Não, que traça um paralelo entre a ditadura militar no Brasil e os cantores considerados “bregas” da época.
Apresentado por Augusto Nunes, o ‘Roda Viva’ contou com uma bancada de entrevistadores formada por Alberto Dines (editor do site e do programa de TV ‘Observatório da Imprensa’), Jerônimo Teixeira (editor de cultura da revista Veja), Júlio Maria (repórter de música do jornal O Estado de S. Paulo), Anna Virginia Balloussier (editora-assistente da revista São Paulo, do jornal Folha de São Paulo) e Luís Antônio Giron (editor de cultura da revista Época). 
Assista à sequência dos 4 vídeos (cerca de 1:30h) da participação de Paulo Cesar de Araújo no ‘Roda Viva’, numa das mais importantes entrevistas realizadas no ano, clicando aqui
 


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP