sábado, 24 de agosto de 2013

Entrevista com Richard Dawkins sobre religião

Richard Dawkins, talvez o ateu mais famoso do mundo, biólogo renomado, tipo raro de intelectual híbrido que comunica bem com o grande público e com os eruditos dos centros de pesquisa de ponta ao redor do globo. Dawkins alcançou notoriedade tanto nos círculos acadêmicos dos departamentos de Biologia quanto no delicado debate público sobre o papel das religiões no mundo contemporâneo.
“Não devemos respeitar crenças que influenciam a vida de crianças e que vão contra conhecimento dado como consenso na comunidade científica”
Com The God Delusion (Deus, um Delírio) o cientista se tornou best-seller ao ampliar suas criticas às religiões em geral e defender que não há nenhuma necessidade de se conhecer o pensamento religioso ou de se ter qualquer conexão com entidades divinas para se viver uma vida moralmente digna e eticamente responsável.
“Encontrar códigos morais e referenciais éticos são tarefas da sociedade como um todo, e não privilégio das autoridades religiosas”
Como figura polêmica que é, Dawkins tem provocado a admiração da comunidade leiga ao pregar o entusiasmo pelo pensamento livre e não dogmático; e também a ira de muitos líderes religiosos por sua critica impiedosa do Criacionismo e ao mesmo tempo sua apologia do ateísmo.
“A dúvida requer mais inteligência e coragem do que a certeza”
Apesar do pensamento sofisticado, agudo e ferino, Dawkins pareceu-me bastante áfavel, brincalhão e interessado nas idéias alheias. Foi numa pequena sala sala da Universidade da Pensilvânia, que me encontrei com este Pop Star do ateísmo e da biologia evolucionária no mundo para a entrevista que pode ser lida clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP