quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Kleber Mendonça Filho: “O Som ao Redor” e o cinema de estética

 
Entra finalmente em cartaz o filme brasileiro mais incensado dos últimos anos, O som ao redor. Premiado em festivais no Brasil e no exterior, elogiado unanimemente pela crítica, o longa de Kleber Mendonça Filho entrou nas listas de melhores do ano do New York Times e da Film Comment, entre outras publicações de prestígio.
Todo esse auê se justifica. É um filme que, como poucos, radiografa sua época sem perder de vista o processo histórico de longa duração em que ela se insere. Não se perde nas aparências do presente, não fetichiza o novo, mas, pelo contrário, revela a presença do arcaico no moderno, a reiteração sob novas formas de um modelo civilizatório ao mesmo tempo perverso e fascinante – tudo isso sob a aparência de uma prosaica crônica urbana ambientada num bairro recifense de classe média.
Para ler o artigo completo de José Geraldo Couto clique aqui
Para ler a análise do filme feita por Hermes Leal clique aqui
Para ler a entrevista de Kleber Mendonça Filho, o diretor do filme, clique aqui



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