Navegando pelo cinema
"C’est pas moi", de Leos Carax: O Impulso Vital
Carax diz: “O virtual não é o invisível: é como uma versão preguiçosa do invisível. O virtual é proposto como um mundo que habitamos, mas é um mundo sem experiência” – e é verdade. O verdadeiro invisível deve interessar-nos. E isso está na vida, também não é no cinema que está, que são para ele e devem ser para nós coisas opostas: a cinefilia é também distante da vida. Para ler o texto de Rafael Fonseca clique aqui
Antonio Candido: Retrato filmado
“Cordial e por isso muito afetuoso”. Assim se define Antonio Candido, o autor de "Formação da literatura brasileira", sentado em sua sala de estar, em tom descontraído e confessional, aos 91 anos. Ele conversa com sua neta, Maria Clara Vergueiro, e as cenas dos tradicionais almoços entre avô e neta compõem o filme "O avô na sala de estar, a prosa leve de Antonio Candido", dirigido por Marcelo Machado e Fabiana Werneck. Para ler o texto de Carolina Azevedo e Victor Kutz clique aqui
Do Líbano, com amor
Num momento em que o Líbano sofre um êxodo de emigrantes por causa dos ataques de Israel, é oportuno e inquietante assistir a "Retrato de um Certo Oriente". A realidade ali (1949) era bem outra, claro, mas o romance de estreia de Milton Hatoum, "Relato de um Certo Oriente", trata justamente da aclimatação dos imigrantes libaneses à Amazônia, tema relacionado ao passado de sua família. Os libaneses estão entre os povos mais facilmente assimiláveis à realidade brasileira. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui
Hugo Gomes: A imagem que não falta
Críticas a "Late Night With the Devil", de Cameron Cairnes e Colin Cairnes
José Geraldo Couto: Questão de gênero sob a brisa marinha
Lucia Santaella: É um filme de adeuses que vão e voltam, em que a morte jamais é definitiva
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