sábado, 22 de janeiro de 2022

"Terra de Manuel Bandeira" - Ruy Knopfli

 




Terra de Manuel Bandeira



 

 

 

 

Também eu quisera ir-me embora


pra Pasárgada,


também eu quisera libertar-me


e viver essa vida gostosa


que se vive lá em Pasárgada


(E como seria bom, Manuel Bandeira,


fugir duma vez pra Pasárgada!).


Entanto, tudo me prende aqui


a este lugar desta cidade provinciana.


Como deixar ao abandono o olhar


luminoso dessa mulher que eu amo?


Quem responderá às inquietas


perguntas de minha filha pequena


(cabelo curto, olhos de sonho)?


Quem, no sereno da noite, para as beijar


com ternura e nos braços acalentar?


E esta vida, este sítio,


e estes homens e estes objetos?


E as coisas que amei e as que esqueci?


E os meus mortos e as doces recordações,


as conversas de café e os passeios no


entardecer fusco da cidade?


E o cinema todos os sábados, segurando


com força a mão de minha mulher?


Eles nem são amigos do rei


e a entrada lá é limitada.


Por isso é que eu não fujo


duma vez, pra Pasárgada.



 

 

 

 

Ruy Knopfli



(Poeta moçambicano)





Divulgando o mais recente livro do autor do blog Aqui  

 

 

 


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP