PORTUGAL - Dossiê: Transformar a Academia
Transformar é a palavra de
ordem para os temas deste dossier: Democratização do governo das instituições
de Ensino Superior, combate à precariedade laboral, a luta anti-propinas, por
mais financiamento público e uma Ação Social que não deixe ninguém de fora. E a
centralidade do conhecimento científico para enfrentar a crise que vivemos.
A
Pandemia do COVID-19 alertou o Mundo para a necessidade de imperiosa de apostar
no Conhecimento enquanto garantia de Desenvolvimento sustentável, robustez da
nossa Economia e, acima de tudo, viabilidade da nossa existência e saúde
enquanto seres humanos e comunidade.
O
papel da comunidade científica ganhou uma nova centralidade no debate social. A
busca por uma nova vacina que responda à crise da pandemia é assunto diário e,
também cá em Portugal, há quem se organize na Academia para dar uma resposta
humanitária e científica ao vírus. O valor que a sociedade portuguesa está a
dar aos investigadores científicos equivale à forma como esta classe tem ido
tratado nas últimas décadas? O que falta cumprir? Será apenas mais
financiamento no setor ou mais direitos laborais para esta massa precária que
pode salvar vidas?
E no
resto da comunidade acadêmica, as Instituições de Ensino Superior não pararam,
apesar de estarem desertas. O ensino à distância é um teste à capacidade de
resposta do Ensino Superior Público. E se é verdade que há docentes, com um
grande esforço a experimentar novas pedagógicas, também é verdade que existe um
conjunto de Instituições que não têm garantido o devido apoio aos seus
estudantes. Docentes e estudantes: dois lados da mesma moeda que precisa de ser
valorizada nestes novos tempos.
O
momento que vivemos colocou o Ensino Superior Público perante um novo teste à
sua resiliência, capacidade solidária e reforço dos instrumentos democráticos
para responder às desigualdades. Estará ou não preparado para esses desafios? A
resposta a essa pergunta não se encontra apenas nas medidas de emergência
social que podem ser adotadas durante esta pandemia. É preciso esmiuçar o atual
funcionamento do setor para construir um modelo que não esquece a Democracia,
sabe que o financiamento público é a chave para uma resposta científica forte
os direitos laborais não são o garante da qualidade das Instituições de Ensino
Superior e Laboratórios de Investigação.
Este dossiê é
uma coleção de textos que ensaia alguns desses caminhos, ainda por explorar.
Transformar a Academia é o mote.
Para
ler este dossiê organizado por Luís Monteiro clique aqui
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