domingo, 24 de maio de 2020

EMOÇÕES: Um coração, um sentimento e um universo dentro de nós

Parar de pensar em alguém - CHAVES da PSICOLOGIA


Em nosso universo particular emoções, pensamentos e comportamentos são alguns dos fatores que determinam nosso próximo passo, decisão ou movimento. E, dos três, as emoções são nossas características mais retratadas pela arte em livros, filmes, pinturas e músicas. 
A melancolia de um dia de chuva. A alegria de um dia ensolarado. A tristeza gerada por uma perda. A raiva após um confronto. Somos complexos e seres repletos de estados de humor e sentimentos. Neste universo, um dos pontos centrais são os relacionamentos humanos. Este é o tema que será abordado, de forma breve, por grandes intelectuais nos vídeos abaixo.

Zygmunt Bauman - A benção e a maldição dos laços humanos - YouTube

Zygmunt Bauman - A benção e a maldição dos laços humanos

Quem tem laços afetivos está em segurança, mas, às vezes, quer liberdade. Quem não ama, tem total liberdade, mas sente falta do amor, e da segurança que ele proporciona. O sociólogo Zygmunt Bauman destaca, porém, que nunca viu quem tenha conseguido conciliar ambas as coisas, dois valores tão importantes para a felicidade das pessoas.
Para assistir à sua fala de 3:00 clique no vídeo aqui

Amós Oz – As revoluções dentro e fora de nós - YouTube

Amós Oz – As revoluções dentro e fora de nós


Um jovem que precisa se diferenciar do pai decide correr o mundo, vivendo o exato oposto do que dele era esperado. Este jovem era Amós Oz, que mostra como sua própria narrativa representa não apenas as revoluções pessoais de cada um de nós, mas como também as grandes revoluções sociais através dos tempos.
Para assistir à sua fala de 1:52 clique no vídeo aqui

Pascal Bruckner – Sobre a criação da felicidade - YouTube

Pascal Bruckner – Sobre a criação da felicidade

Pascal Bruckner, filósofo francês, reflete sobre a criação do ideal da felicidade, o que este conceito representa para os ocidentais na contemporaneidade e as consequências de se colocar esta busca como única na vida.
Para assistir à sua fala de 3:58 clique no vídeo aqui

Fronteiras Do Pensamento - Susan Pinker – O efeito transformador ...

Susan Pinker – O efeito transformador das interações sociais


Psicóloga canadense traz reflexões sobre a mudança nas interações sociais no mundo tecnológico e seus impactos na saúde humana. Susan Pinker acredita que, assim como alimentação saudável e exercício físico, as interações sociais são essenciais para combater doenças.
Para assistir à sua fala de 2:18 clique no vídeo aqui

Elisabeth Roudinesco – O saudosismo inteligente - YouTube

Elisabeth Roudinesco – O saudosismo inteligente


O que deve retornar do passado e o que deve ser trabalhado no presente? Duas perguntas cruciais para uma vida sábia, mas que comumente são esquecidas em nome do saudosismo ou do “consumo selvagem” do cotidiano, para usar as palavras de Elisabeth Roudinesco. Como não cair no erro do “antigamente era melhor” e nem se perder no gozo desenfreado do hoje? A psicanalista usa suas próprias lembranças e indica caminhos para uma maneira saudável e inteligente de viver o melhor de todos os tempos.
Para assistir à sua fala de 3:00 clique no vídeo aqui

Valter Hugo Mãe – A solução do amor - YouTube

Valter Hugo Mãe – A solução do amor


Valter Hugo Mãe reflete sobre a ideia de “defeito” no outro e a importância da complementaridade nas relações pessoais. Para Mãe, onde um falta o outro deve surgir, espontânea e afetuosamente, preenchendo os espaços que nos faltam – fazendo do amor uma solução para as dificuldades do amado. Escritor português, premiado por obras como “o remorso de baltazar serapião”, Valter Hugo Mãe se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temáticas, que podem falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas enfrentados por países nações ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada e histórias marcadas pela emoção.
Para assistir à sua fala de 2:08 clique no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP