sábado, 9 de novembro de 2019

Reflexões sobre a contemporaneidade

Resultado de imagem para Reflexões sobre o tempo presente


Luc Ferry/Entrevista: "De tanto vivermos no passado e no futuro, não vivemos"


Luc Ferry encerra a temporada 2019 do Fronteiras

Luc Ferry é um dos mais populares filósofos da atualidade. Autor de dezenas de publicações sobre temas atuais e questões existenciais, foi com seu livro Aprender a viver, que se tornou um best-seller com reconhecimento internacional. Na obra, ele mostra como a filosofia pode desempenhar o papel de uma alternativa laica à religião.  
Para ler sua entrevista clique aqui



VÍDEO: Contardo Calligaris - "O medo da liberdade e o sentido da vida atual"

Resultado de imagem para Contardo Calligaris - O medo da liberdade e o sentido da vida atual

O aumento da intolerância, a necessidade de jogar a culpa no outro, a violência gratuita: seria isso gerado pela falta de razão? O psicanalista Contardo Calligaris traz exemplos históricos para propor uma visão nem tão comum sobre o que temos enfrentado no mundo atual.
Para assistir à sua fala clique no vídeo aqui


Niall Ferguson: "Não pare de ler livros só porque seu smartphone se tornou inteligente"

Niall Ferguson no Fronteiras São Paulo (foto: Greg Salibian))
Niall Ferguson não é um historiador que peca pelo excesso de sutilezas. Ele escreve livros grandes e vistosos, com argumentos que vão direto ao ponto, abordando preocupações atuais através do prisma do passado. A missão de Ferguson é dar base ao conhecimento, porque, para ele, uma sociedade que não conhece a própria história, está fadada a erros – aos erros que temos cometido atualmente.
Para ler seu texto ou assistir à entrevista de Niall Ferguson clique aqui


Edgar Morin/Entrevista:  "Seguimos como sonâmbulos e estamos indo rumo ao desastre" 

Edgar Morin (foto: Lucas Seixas/Folhapress)

Edgar Morin é um dos mais importantes e relevantes pensadores vivos. Aos 98 anos, segue escrevendo e expondo ideias em conferências em universidades e eventos. O francês de origem judaica é um grande intelectual público, sempre disposto a participar do debate, seja ele sobre o conflito na Palestina, cinema, transgênicos, aquecimento global ou imigração. Morin deve boa parte de seu sucesso ao pensamento complexo, conceito defendido por ele segundo o qual o conhecimento só é possível pela transdisciplinaridade.
Para ler sua entrevista clique aqui


Gilles Lipovetsky: A identidade na era Facebook


Quais crenças fundamentam sua existência? Quais sistemas de governo você defende? Esqueça estas perguntas. Atualmente, para reafirmar (ou até formar) sua identidade, o que importa é saber o que você gosta de fazer, de ouvir, de ver... E compartilhar tudo isso, é claro. Na era das mídias sociais, os elementos que definem quem você é se transformaram e têm nos seus gostos culturais. Os incontáveis posts sobre nosso cotidiano são a base da explicação do filósofo francês Gilles Lipovetsky, que explica como nossos murais revelam mais sobre nós do que pensamos e clamam por um reconhecimento questionável.
Para ler seu texto clique aqui


Zygmunt Bauman: privacidade, sigilo, intimidade, laços humanos - e outras perdas colaterais da Modernidade Líquida 

Zygmunt Bauman (Getty)

Em artigo inédito em português, o sociólogo polonês, falecido em 2017, aborda um de seus mais estimados temas: a tênue linha entre público e privado na contemporaneidade. De fato, Bauman se tornou mundialmente conhecido pela obra Modernidade Líquida, em que as ideias de emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade estão propensas a mudar com rapidez e de forma imprevisível.
Para ler seu texto clique aqui







0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP