segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Immanuel Wallerstein (1930-2019): trajetória intelectual e política


Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Immanuel Wallerstein no dia 31/08/2019. Na esteira das homenagens a esse excepcional pensador marxista, disponibiliza-se aqui a entrevista completa com ele que abre o número #24 da revista semestral da Boitempo, a Margem Esquerda.
Wallerstein foi um cientista social incomum. Não apenas pela abrangência e repercussão de sua obra, mas especialmente pela ambição de sua análise dos sistemas-mundo em relação à tendência das ciências sociais de colocar “as singularidades e as situações” no “lugar das abrangências e dos movimentos”. Não tão incomum – mas nem por isso livre de resistências, em uma cultura dominada pela crença na ciência livre de valores – é a convicção de Wallerstein de que toda escolha conceitual é uma opção política.
Ao menos duas características de seu pensamento o situam claramente na contracorrente. Em primeiro lugar, vale notar a noção de totalidade inscrita na perspectiva dos sistemas-mundo. A segunda característica, em relação orgânica com a primeira, é a abordagem unidisciplinar que surge na premissa da indivisibilidade das ciências sociais hoje reconhecidas separadamente: antropologia, ciência política, economia, geografia, história e sociologia. A singularidade do pensamento de Wallerstein, em especial as características destacadas aqui, revela-se nesta entrevista, em que o sociólogo norte-americano fala também sobre sua juventude, estudos, influências intelectuais e políticas, profissão e, claro, sobre o sistema-mundo moderno, que ele vê neste momento em meio a uma crise estrutural irreversível. As revoluções de 1968 e outros momentos de instabilidade social que chegam até os nossos dias e a diversos espaços também são abordados.
Dividida em quatro blocos, a entrevista inicia-se com aspectos biográficos de Wallerstein, destacadamente a sua formação intelectual. O segundo bloco, também biográfico, concentra-se na relação do entrevistado com o que ele chama de cultura sociológica. O terceiro trata de questões relacionadas à crise estrutural do sistema-mundo. Crise e questões mundiais também são abordados no último bloco, mas com o foco voltado para a disputa política. A entrevista foi concedida em 24 de novembro de 2014, na Universidade Yale, em New Haven, Estados Unidos, onde Wallerstein atuava como pesquisador-sênior desde 2000. Para ler sua entrevista clique aqui

"O tempo em que podemos mudar o mundo" 



Immanuel Wallerstein, que morreu ontem, foi o grande pensador dos sistemas-mundo. Examinava o declínio do capitalismo, mas frisava: falta saber o que irá substituí-lo; a transição não será apocalíptica e dependerá das escolhas de agora. 
Para ler a entrevista publicada em 14/10/2011 clique aqui


Wallerstein, o sociólogo da descolonização


Ele difundiu o conceito de sistema mundo, que permitiu às ciências sociais enxergar além dos espaços nacionais. Longe de se limitar à teoria, apoiou movimentos anticoloniais e reconstruiu comunidades científicas em países liberados. 
Para ler o texto completo de Boaventura de Sousa Santos clique aqui

Wallerstein sem anestesia: o intelectual que iluminou a luta pelo fim do capitalismo 


“Em 30 anos já não viveremos sob o sistema-mundo capitalista. Pode ser um sistema muito melhor ou muito pior. Todas as possibilidades estão abertas”.
Para ler o texto completo de Atilio A. Boron clique aqui


Immanuel Wallerstein (WIKIPÉDIA)


Immanuel Maurice Wallerstein (Nova Iorque28 de Setembro de 1930 - 31 de agosto de 2019) foi um sociólogo estadunidense, mais conhecido pela sua contribuição fundadora para a teoria do sistema-mundo.
Seus comentários bimensais sobre questões globais são distribuídos pela Agence Global para publicações como Le Monde diplomatique e The Nation. No Brasil, seus artigos são publicados na revista Fórum e na revista virtual Outras Palavras
Para ler informações mais detalhadas sobre sua carreira acadêmica, estudos sobre África, os livros "O sistema mundial moderno", o sistema mundial capitalista, críticas a seu pensamento e a sua influência bem como sua bibliografia clique aqui



0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP