quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Hollywood há 100 anos conta as mesmas seis histórias, e você nem percebeu

‘Thelma e Louise’, exemplo de trama tipo ‘a forja de um herói’: pessoas que necessitam de uma experiência transformadora, uma aventura, um encontro casual na estrada da vida.

Críticos culturais, estudiosos da narrativa, professores de oficinas de escrita criativa e demais especialistas no tema não chegam a um acordo sobre quantas são (três?, cinco?, sete?). Mas todos assumem que, ao menos em nosso âmbito, o da cultura ocidental, há uma série de tramas básicas, esquemas narrativos ou meta-argumentos que remontam à noite dos tempos e nos quais se encaixam quase todas as ficções contemporâneas, dos romances ao cinema, passando pelo teatro, as séries e até mesmo a ópera.
Hollywood, em especial, costuma ser acusada, não sem fundamento, de usar e reciclar deliberadamente esses padrões básicos, essas histórias contadas milhões de vezes. Combina-os, amadurece-os, enriquece-os e os serve de novo como se fossem pratos recém-cozidos, e não um guisado rançoso feito de sobras roídas até a náusea. 
Para ler o texto completo de M. E. Torres clique aqui

Um guia detalhado sobre as próximas estreias do cinema e do streaming 
Al Pacino e Robert de Niro em ‘O Irlandês’, filme de Martin Scorsese produzido pela Netflix.

Dos pesos pesados, como 'O Irlandês', de Martin Scorsese, ou 'J’accuse', de Polanski, à nova temporada 'The Crown': o que ver nos próximos meses


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP