sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Assédio nas ruas de Nova Iorque torna campanha viral


O vídeo foi produzido pelo movimento Hollaback!, que alerta a sociedade para acabar com o assédio de rua, e consistiu em colocar uma câmara oculta na pessoa que andava uns metros à frente da rapariga. Durante as dez horas em que percorreu as ruas de Nova Iorque, foi assediada verbalmente mais de 100 vezes, sendo mesmo "acompanhada" ao longo de vários minutos do seu trajeto por alguns dos autores das palavras de assédio.
Para a Hollaback!, o assédio de rua é uma forma de assédio sexual no espaço público e pode ir desde o piropo, a perseguição até à masturbação em público e agressão. "O assédio de rua atinge desproporcionadamente as mulheres, as pessoas de cor, lésbicas, gays, bissexuais, trangéneros e queer (LGBTQ) e jovens", diz o site do movimento. "Embora o grau de assédio sobre a Shoshana [a rapariga do vídeo] seja chocante, a verdade é que o assédio que as pessoas de cor e LGBTQ enfrentam é frequentemente bem mais grave e mais provável de escalar para a violência", acrescentam.
"Estas formas de assédio não são apenas sexistas - mas também racistas e homofóbicas por natureza", concluem os organizadores da campanha que contou com o apoio do criativo Rob Bliss para a execução do vídeo. Bliss diz ter-se inspirado na experiência da sua namorada, que sofre assédio verbal com enorme frequência, e foi ele que transportou a câmara que filmou o vídeo que se tornou viral, recuperando o debate sobre o assédio verbal nas ruas de todo o mundo.
Para ver o vídeo clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP