terça-feira, 11 de junho de 2013

LEITURAS DE ‘VEJA’: A construção da realidade dos evangélicos no Brasil

Este artigo é fundamentado na dissertação de mestrado “A revista Veja e a construção da realidade dos evangélicos no Brasil: uma análise do discurso”, (SANTOS, 2011), gestada a partir dos estudos de graduação em Jornalismo da autora. Esta pesquisa busca entender como o jornalismo praticado na revista Veja participa do processo social de construção da realidade, por meio do tratamento às notícias referentes ao tema “Religião”, mais especificamente, como o periódico destaca fatos e temas referentes ao segmento cristão evangélico.
O estudo não objetiva “julgar” como certo ou errado o procedimento das diferentes correntes religiosas do segmento cristão brasileiro ou mesmo do jornalismo que as reporta, mas sim, avaliar como tem sido realizada a cobertura jornalística de um tema caro à cultura brasileira que é a religião por um periódico dos mais conceituados e lidos no país. Por isso, para se estabelecer um comparativo, e verificar se há um tratamento diferenciado ao noticiário de outros segmentos religiosos as abordagens sobre o cristianismo católico-romano serão igualmente analisadas.
Importa destacar que o Brasil é um país marcado pela religiosidade. Desde as origens indígenas, passando pela colonização portuguesa e pela inserção das religiões dos escravos africanos e dos povos imigrantes, o Brasil se tornou um país plural do ponto de vista religioso. O predomínio é cristão e católico romano, dado o passado da colonização, porém o crescimento do segmento evangélicoem larga escala nacional nas últimas duas décadas, nunca visto no país, obrigou os meios de comunicação, em especial os jornalísticos, a abrirem cada vez mais espaço para a cobertura desse fenômeno social.
Para ler o texto completo de Eliana Motta clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP