terça-feira, 30 de abril de 2013

A histeria coletiva do momento: a redução da maioridade penal

A raivosa e conservadora classe média descobriu um novo inimigo – as crianças e adolescentes pobres e que cometem crimes – e uma nova solução para todos os problemas: a redução da maioridade penal.
Sendo teoricamente mais rigoroso, não podemos tratar como “classe social” o que chamamos de classe média. Tendo como elemento unificador apenas a execução de um trabalho não manual, seja ele reprodutivo ou criativo, o mais correto é falar de “setores médios”, visto que tal condição reúne grupos bastante diversificados. A unidade e a determinação teórica de uma classe social a relaciona com a inserção de determinado grupo nas relações sociais de produção. O que determina a burguesia, por exemplo, não é a quantidade de dinheiro e de bens materiais que seus membros podem ter, mas o fato de serem proprietários privados de meios de produção, por explorarem trabalho alheio e por extraírem ou participarem da divisão da mais-valia.
Para ler o texto completo de Cesar Mangolin clique aqui
Leia também o texto "Razões para NÃO reduzir a maioridade penal" de  Vinícius Bocato clicando aqui
Leia também o texto "As dificuldades de argumentar contra o senso comum" de Sylvia Debossan Moretzsohn clicando aqui
Leia o texto "Pela ampliação da maioridade moral" de Eliane Brum clicando aqui
Leia o texto "A ineficiência do Estado perante a barbárie" de Maria Rita Kehl & Paulo Fernando Pereira de Souza clicando aqui
 
 

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP