terça-feira, 19 de março de 2013

Milésima postagem no blog “Navegações nas Fronteiras do Pensamento”

Hoje, dia 19/03/2013, o blog “Navegações nas Fronteiras do Pensamento” insere a sua milésima postagem, em menos de dois anos de funcionamento. No dia de sua primeira postagem (13/05/2011) na carta de apresentação de seus idealizadores, referia-se que se pretendia:

...o estabelecimento de enfoques dialógicos e, porque não - quando a necessidade assim o exigir - o desencadeamento de “enfrentamentos” ao lugar comum, ao definitivamente aceite, visando fazer emergir novas e estimulantes perspectivas de olhar o mundo em facetas até então ignoradas ou obscurecidas pelo pensamento hegemônico. Estabelecer e fomentar tais diálogos implica direcionar nosso olhar para uma perspectiva de fronteira, na qual nosso posicionamento no mundo se faça de modo mais aberto.
Pensamos que esses objetivos foram alcançados, pelo número significativo de leitores fiéis, que nos têm incentivado a manter os enfoques dialógicos e os “enfrentamentos” ao lugar comum numa perspectiva de fronteira.
Tivemos leitores em quase todos os países o mundo, com um total de cerca de 40.000 acessos. Apresentamos a seguir apenas os 10 países com maior número de acessos:

PAÍSES
NÚMERO APROXIMADO DE ACESSOS
Brasil
26.000
Estados Unidos
4.500
Portugal
3.000
Alemanha
2.000
Rússia
1.500
Moçambique
500
França
350
Ucrânia
140
Reino Unido
130
Espanha
130
Empenhados em manter e melhorar cada vez mais as características que nos propusemos desde a criação deste blog e que fizeram dele um local de visita para tantos leitores, aqui deixamos nosso agradecimento a todos aqueles que em nós acreditaram. E nada melhor que o voo poético de Manoel de Barros para celebrarmos esta milésima postagem.

José de Sousa Miguel Lopes

A maior riqueza do homem

é a sua incompletude.

Nesse ponto sou abastado.

Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.

Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas,

que puxa válvulas, que olha o relógio,

que compra pão às 6 horas da tarde,

que vai lá fora, que aponta lápis,

que vê a uva etc. etc.

Perdoai

Mas eu preciso ser Outros.

Eu penso renovar o homem usando borboletas.

 
Manoel de Barros

13 comentários:

Gilka 19 de março de 2013 às 15:58  

Parabéns!!!!!!E muito obrigada.

Mariano Alves Diniz Filho 19 de março de 2013 às 16:24  

Parabéns Miguel, a você e a todos que tem contribuido para a qualidade deste bog.
ABraços.
Mariano

Terezinha Rios 19 de março de 2013 às 16:33  

Parabéns!
Que aumentem as postagens, que as fronteiras se alarguem, que o espírito crítico permaneça. E que a poesia continue a trazer alento para corpo e alma!

Patricia Catano 19 de março de 2013 às 16:45  

Olá, Miguel!
muita generosidade sua
nos brindar com essa belissima poesia.
Parabéns!
Patrícia Caetano

Anônimo 19 de março de 2013 às 17:21  

Parabéns, Miguel!!!!

Felizes de nós que nos deleitamos com postagens magníficas de uma pessoa tão generosa em compartilhar o conhecimento e a doçura de poesias como a escolhida para comemorar o aniversário do blog...
Desejo que se multipliquem as postagens e que novos leitores/seguidores surjam e sejam brindados com tanta "boniteza" vinda de ti...
Grande abraço!!!
Cida.

Anônimo 19 de março de 2013 às 17:22  

Olá Miguel,
Nos presentas um novo mapamundi, uma nova cartografia para nossos raciocínios e devaneios, que nos ajudam a circular(nos)... , parabéns pelo trabalho e continuemos as navegações...

Quem me navega é o mar. Não sou eu quem me navega. Quem me navega é o mar. É ele quem me carrega. Como nem fosse levar...(Paulinho da Viola)

Bj
Margarita
http://pedagogiadavirtualidade.wordpress.com/

Fernando Ferreira 20 de março de 2013 às 02:39  

É fascinante ter contacto com estas ideias avassaladoras, que nos abrem horizontes e fecham preconceitos.
Muitos Parabéns!

Letícia 20 de março de 2013 às 03:57  

Miguel,
Tenho contato com as poesias de Manoel de Barros por sua culpa! Obrigada... Este blog coloca também "Brasil e África de mãos dadas". Quantas ideias, quantas reflexões. Parabéns pela iniciativa duradoura.

Herbert Timóteo 20 de março de 2013 às 04:15  

Professor Miguel,

o blog Navegações nas fronteiras do Pensamento proporciona aos leitores uma navegação segura neste mundo de ideias e opiniões diversas. Obrigado por manter essa chama acesa.

Um abraço,
Herbert Timóteo

Iracema 20 de março de 2013 às 05:29  

Parabéns Miguel e a todos colaboradores deste blog.

Belíssima conquista!

Como espera a Tê que a poesia continue nos alentando "Além da Terra, além do Céu, no trampolim do sem-fim das estrelas, no rastro dos astros,(...) até onde alcançam o pensamento e o coração, vamos!"
(Carlos Drummond de Andrade)

Um forte abraço, Iracema.

Anônimo 20 de março de 2013 às 08:06  

Caro professor Miguel,

nosso orgulho por seu trabalho e envolvimento efetivo na busca incessante pelo diálogo entre os povos, sem fronteiras....
"Nós não pedimos para ser eternos, mas apenas para não ver os atos e as coisas perderem sùbitamente o seu sentido. O vazio que nos rodeia faz-se sentir..."( A.Saint-Exupery)

cordialmente,
Dolores Amorim

Anônimo 21 de março de 2013 às 19:05  

Parabéns Miguel!!!

Esse blog é como você: sensível, inteligente, questionador, reflexivo, poético, humano, artístico, cinematográfico, filosófico, antropológico, sociológico... Não é à toa que meu anjo da guarda ficou fã do seu.... Vida longa à você e ao blog.

Grande abraço
da Áurea.

abdalajr@gmail.com 2 de abril de 2013 às 05:30  

Caro Miguel, PARABÉNS!!!
Só posso dizer que não me fazes surpresas. Sinto dizer que não esperava outra coisa de ti. A sua sagaz sabedoria, sua crítica ferina, além de seu humor é que foram reconhecidos, mundialmente, aliás. Um tributo à inteligência. Mereces!

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP