quinta-feira, 11 de abril de 2024

"Saudação a Walt Whitman" - Fernando Pessoa

 



Saudação a Walt Whitman




Portugal — Infinito, onze de junho de 1915


Hé lá, á — á — á — á!


De aqui, de Portugal, de onde a Europa olha a América,


De onde tu teres existido é um efeito complexo,


Consciente de estar à vista, no palco para a plateia que é no auge.


Saúdo-te deliberadamente, saúdo-te


Desde o princípio de te saudar, como é próprio de ti.




Hé-lá Walt, old boy, meu velho arado das almas,


Hé-lá meu condottiere da sensualidade autêntica


Pirata do teu próprio génio,


Filho-pródigo da tua inspiração!




Ó sempre moderno e eterno; cantor dos concretos absolutos


Concubina fogosamente [...] do universo disperso,


Grande pederasta roçando-te pela diversidade das coisas,


Sexualidade... etc.




Tu, o homem-mulher-criança-natureza-máquinas!


Tu, o p'ra-dentro, tu o p'ra-fora, tu o ao-lado de tudo!


Fulcro-sensualidade ao serviço do infinito, escada


Até não haver fim a subir, — e subir!




Saúdo-te e chamo


A tomar parte em mim na saudação que te faço


Tudo quanto cantaste ou desejaste cantar.


Ervas, árvores, flores, a natureza dos campos...


Homens, lutas, tratados — a natureza das almas...


Os artifícios, que dão sabor ao que não é artifício


As coisas naturais que valem sem valor dado,


As profissões com que o homem se interessa por ter vontade


As grandes ambições, as grandes raivas, as pálpebras


Descidas sobre a inutilidade metafísica de viver...


Chamo a mim, para os levar até ti,


Como a mãe chama a criança para a sentir ser


A totalidade dispersa do que interessa ao mundo...


Ah, que nada me fique de fora das algibeiras


Quando vou procurar-te.


Que nada me esqueça, se te saúdo, que nada


Falte, nem o faltar esqueça,


Porque faltar é uma coisa — faltar.




Vá! Vá! Tudo! O natural e o humano!


Vá, o que parte! vá, o que fica! vá o que lembra e o que esquece!


Tu tens direito a ser saudado por tudo


E eu, porque o vejo,


Tenho o direito a encanar a voz em tudo saudar-te



 

Fernando Pessoa



Para ter acesso ao mais recente livro de poesia "Nas sílabas do vento" do autor do blog clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP