'Tenho 300 e-mails para responder fora todos os outros meios de comunicação': o 'novo normal' na educação
No dia 30 de setembro, a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul expediu o Memorando 220, convocando servidores e professores do Ensino Médio e Ensino Técnico para o retorno às atividades presenciais nas escolas a partir de 5 de outubro. Segundo o Memorando, esse retorno “se dará em regime de plantão, em revezamento e escalonamento, cumprindo todos os protocolos sanitários do modelo de distanciamento social controlado”. Durante esse período, acrescenta, “serão realizadas ações de organização das equipes, adaptação dos ambientes frente aos protocolos, alinhamento pedagógico à matriz de Referência do Modelo Híbrido de Ensino, entre outras iniciativas”. No entanto, a situação relatada por quem está na linha de frente da rede estadual de educação mostra um quadro de grande precariedade para o funcionamento desse “Modelo Híbrido de Ensino”. Sobrecarga no trabalho com aumento da jornada diária em uma dimensão que invade totalmente a vida privada e familiar, falta de recursos para a compra de equipamentos básicos como álcool gel e máscaras, falta de funcionários em número adequado para executar tarefas de limpeza e higienização, ausência de espaços adequados nas escolas, com salas de aulas muitas vezes pequenas e lotadas, sem ventilação adequada, atraso no repasse de recursos pelo governo do Estado e excesso de burocracia para acessar os orçamentos. Para ler o texto de Marco Weissheimer clique aqui
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