sábado, 1 de agosto de 2020

Navegando pela arte

Filme-ensaio: o cinema do sentido | Revista de Cinema

O filme-ensaio 

Há muito tempo venho perseguindo a ideia de um cinema de tipo ensaístico, que antigamente, utilizando uma expressão de Eisenstein, eu chamava de cinema conceitual e hoje tendo a chamar de filme-ensaio. Escrevi pela primeira vez sobre esse tema, mas ainda de uma forma insipiente, na antiga revista Cine Olho, depois no livro Eisenstein (Brasiliense, 1983), mais tarde, já refinando melhor a ideia, num texto sobre a linguagem do vídeo (1997: 188-200) e finalmente num livro sobre a eloquência das imagens (2001), afora referências passageiras ao assunto aqui e acolá. 
Para ler o texto de Arlindo Machado clique aqui

Imagem

De Salvador Dali a Van Gogh: Russos em lockdown (re)criam obras famosas na internet 

O grupo do Facebook Izoizolyacia tornou-se uma obsessão nacional, nome do grupo é a combinação das palavras “isolamento” e “arte visual” em russo. 
Para ler o texto de Sasha Shapiro clique aqui


Mortes visíveis - O reencontro de Sérgio Ricardo, Dib Lutfi e Glauber Rocha 

Contaminados pelo novo coronavírus, milhares de mulheres e homens perderam a vida – morreram de Brasil. 
Para ler o texto de Eduardo Escorel clique aqui


Christiane Paul: A net art é colecionável 

Curadora do Whitney Museum fala sobre a inclusão da arte digital com novos modelos de colecionismo e práticas sólidas de preservação. 
Para ler a entrevista de Christiane Paul clique aqui


Literatura dos Arrabaldes: A poesia periférica na era Lula 

Nos primeiros anos do século, despontam dois livros de poesia que vibram em ritmo distinto ao do Hip Hop dos anos 90. Há valorização da vida nas quebradas, retratos da infância, festividades, erotismo – sem negligenciar suas mazelas. 
Para ler o texto de Eleilson Leite clique aqui


A Arte Hiperrealista de Emanuele Dascanio

A Arte Hiper-realista de Emanuele Dascanio

Emanuele Dascanio é um jovem artista (nascido em 1983), que se formou na escola de arte Lucio Fontana Di Arese, na Itália, em 2003. Ele é um verdadeiro mestre de sua arte, criando retratos incrivelmente realistas em lápis e carvão, que exalam espiritualidade, emoção e energia. Como você está prestes a ver, os detalhes em seus desenhos são simplesmente impressionantes!
Além de parecerem incrivelmente realistas, seus desenhos exalam sensualidade e paixão. Em suas pinturas, seus sujeitos muitas vezes retratam uma profunda ligação com o espectador.
Sua técnica impecável é evidente em seu trabalho, mas sem deixar de incluir outros níveis de significados para interpretação própria.
Emanuele descobriu seu propósito na vida ainda muito jovem. Aos 18 anos de idade, ele decidiu ir atrás dos seus estudos artísticos e descobriu um mundo fascinante, ao qual ele sempre fora atraído, mas ainda não conhecia direito.
Seus desenhos não são como retratos comuns. Em vez disso, eles são figuras alegóricas ou símbolos não convencionais que surgem de sua intuição ou subconsciente.


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP