sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Fabulosa pintura de Pieter Bruegel faz representação de mais de 100 provérbios no Séc. XVI

Vídeo sensacional: Fabulosa pintura de Pieter Bruegel faz ...

Trata-se de vídeo a respeito do maravilhoso quadro (pintura) chamado de Provérbios Neerlandeses (Netherlandish Proverbs), do fenomenal Pieter Bruegel (1525 – 1569), também conhecido como “O Velho”, feito em óleo sobre madeira, produzido em 1559, cuja obra está nos Museus Estatais de Berlim. Naquele emaranhado de figuras humanas, animais etc., em situações as mais diversas, o artista faz representação (e procura ilustrar), em cenas camponesas, o significado de mais de 100 ditados populares presentes no Século XVI, Época do Renascimento, na região dos Países Baixos. Uma obra que merece apreciação, verdadeiramente incrível. E cabe observar que muitos dos ditos populares ali realçados também são conhecidos em outras partes do mundo, a exemplo daqui do Brasil, com as devidas adaptações, claro. Esse vídeo sensacional foi publicado no canal Uma história a mais, no YouTube, com duração de 6:30. E como mencionado pela narradora, “uma pintura pode revelar muito mais do que notamos à primeira vista”. Ah, de passagem, como curiosidade a respeito daquele tempo, note que um homem com 44 anos era chamado de velho. Isso demonstra como os referenciais etários têm mudado significativamente, e de forma continuada, de lá para cá.
Voltando ao inusitado quadro de Bruegel, revelador de uma capacidade humana altamente criativa, não é demais assinalar que o artista produziu vasto (e rico) conjunto de obras, muitas das quais igualmente impactantes. 
Assista a esta verdadeira aula de História, Arte e Cultura a partir desta pintura de Pieter Bruegel clicando no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP