domingo, 12 de julho de 2020

Três livros cruciais do psicanalista Wilhelm Reich

Wilhelm Reich e o conceito de potência orgástica - GGN

Cristhian Dunker: O caráter impulsivo (sobre o primeiro livro de Wilhelm Reich) 


Wilhelm Reich (1897-1957) é costumeiramente lembrado como herói da contracultura dos anos 1960, criador do freudomarxismo e inspirador de inúmeras tendências psicoterápicas corporalistas (bioenergética, vegetoterapia, orgônioterapia). Contudo, sua trajetória formativa encontra-se estreitamente vinculada com a psicanálise. Desde 1920, Reich participava das reuniões da Sociedade Psicanalítica de Viena, atuando na Clínica Psicanalítica de Viena desde sua inauguração em 1922. Formou-se pela Policlínica de Berlim em 1930. Ou seja, Reich passou pelo que havia de melhor na formação psicanalítica na década de 1920. 
Para ler o comentário de Christian Dunker sobre o primeiro livro de Wilhelm Reich "O caráter impulsivo" (1925) clique aqui


Teoria do Orgasmo


Reich teceu a Teoria do Orgasmo amparado nos alicerces da Teoria do Desenvolvimento da Libido e da Sexualidade de Freud. Qual é a Função do Orgasmo? Mais do que prazer. Mais do que auto-regulação e homeostase, a Função do Orgamo nos leva em direção ao “derretimento”. “Derreter-se” às sensações vegetativas de prazer e movimentos involuntários da pelve”, eis aí o segredo disponível ao ser humano desde os primórdios da sua existência. Assim como a gota d’água se dissolve no oceano, o eu humano, esse sujeito, constituído através das relações sociais, “derrete-se”, por frações de segundos, no clímax do orgasmo sexual.
Para ler o texto completo sobre o livro de Wilhelm Reich “A teoria do orgasmo” de VMansur clique aqui

A Função Do Orgasmo - Wilhelm Reich - Traça Livraria e Sebo


Para ter acesso ao conteúdo integral do livro "A função do Orgasmo" de Wilhelm Reich clique aqui


Cronologia |

Reflexões sobre ”O assassinato de Cristo” de Wilhelm Reich

Ao ler o livro “O assassinato de Cristo”, de Wilhelm Reich, pude lembrar das observações de Le Bon e de como seu entendimento vem contribuir para as reflexões do livro.
Compartilho com vocês as ideias que o texto me inspirou e tento mostrar aqui a relação das observações de Reich com o conhecimento atual da psicologia social.

O livro fala sobre a nossa incapacidade de nos entregarmos ao amor, de como temos medo da liberdade e fugimos ou afastamos aquilo que realmente queremos. Dificilmente conseguimos ser fiéis aos nossos desejos, ficamos dando voltas, sobrevoando nossos medos e revivendo a repressão que sofremos ao longo da vida. Procuramos algo que nos liberte, mas quando encontramos, matamos a possibilidade da conquista. Preferimos viver vidas vazias em vez de nos aventurarmos ao desconhecido.

Para ler o texto de Alexandre Salvador clique aqui

Livro: O Assassinato de Cristo - Wilhelm Reich | Estante Virtual

Para ter acesso ao conteúdo integral do livro O assassinato de Cristo” de Wilhelm Reich clique aqui



0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP