sexta-feira, 3 de abril de 2020

Filmes para desembrutecer o coração


Uma seleção de cenas para iluminar os dias e noites de confinamento — e apostar em saídas para a crise planetária. Epifanias profanas e estados de graça — sem resvalar para autoajuda –, de cineastas como Fellini, Kubrick e Almodóvar. 
Para ver a seleção de José Geraldo Couto clique aqui



10 filmes e documentários para assistir durante a quarentena do coronavírus 

Em tempos de isolamento social, é importante nutrir o corpo e a mente e, quem sabe, mudar comportamentos. Selecionamos alguns filmes sobre questões ambientais sensíveis que nos fazem refletir sobre como melhorar a nossa relação com o planeta. 
Para ver a seleção do Greenpeace clique aqui

(Arte/Carta Maior)

Cinema em casa em tempos de coronavírus (IV) 

Amenizar a solidão e a mesmice trazidas pelo regime de quarentena e o consequente confinamento obrigatório é necessário. (Que os genocidas do Planalto se calem e se retirem.) Criar e estabelecer uma nova rotina para as próximas semanas também. A companhia de filmes de diversas origens e com temas variados pode ajudar a aproveitar esse tempo inquietante e incerto de agora com lazer e reflexão. 
Para ver a seleção de Léa Maria Aarão Reis clique aqui



Nós, os confinados

Lançado na plataforma Vimeo, 'Me Cuidem-se - Um Filme-processo' sai na frente para refletir - em ambos os sentidos - sobre nossa vida no isolamento social. 
Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui

Tempos modernos", de Charles Chaplin, ainda tão atual

"Tempos Modernos" (1936) de Charlie Chaplin 

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Para ver o filme (1:26h) clique no vídeo aqui

Metropolis (1927) - [HD] Legendado completo (Multi sub) - YouTube

"Metropolis" (1927) de Fritz Lang 

“Metropolis” é um filme alemão de ficção científica lançado em 1927 e dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão.
Em 2026 (100 anos após a produção do filme), ricos industriais governam a grande cidade de Metropolis da torre de complexos arranha-céus, enquanto uma classe inferior de trabalhadores e moradores subterrâneos trabalham constantemente para operar as máquinas que fornecem seu poder.
Para ver o filme (2:30h) clique no vídeo aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP