terça-feira, 31 de outubro de 2017

Cinco fragmentos do meu “Livro de Eros” - Casimiro de Brito

Imagem relacionada

Cinco fragmentos do meu “Livro de Eros”

756
Amar-te é uma viagem marítima.


1860
Líquidos que se levantam. Líquidos que fervem sob a tua pele. Líquidos que me inundam. Líquidos que me salvam do mundo. Líquidos que ora se acendem, ora se derramam. Líquidos que me afogam. Líquidos que me transformam. Desço à sua procura e depois elevo-me, mais leve. Mais denso. E volto a mergulhar em ti. Insaciável me sinto.


2341
O amor não se prova, ele é, em si, uma prova. Uma prova sensível do incêndio que irradia desde um centro que não sabemos onde nasce. O amor brota, o amor respira como uma planta ou um animal que até então não conhecíamos. E cada amor é um animal diferente de todos os outros.


3724
Um corpo não é apenas um corpo, um corpo é uma ilha desconhecida, uma boca omnívora, uma floresta que permanece virgem, a cratera do meu desejo, um vaso cheio de perfumes, um instrumento musical (se me sinto flauta sentes-te violoncelo), o princípio da criação humana, um rio que se outra em cada momento, a montanha que sobes quando julgas descer, um jardim imprevisível, a matéria de que são feitos os sonhos, o chão renovado onde caio e o céu evanescente para onde voo; um corpo é luz, um corpo é luz nascendo durante a mais paciente das mortes, e amo-te sem saber se és sonho ou realidade, nem quero saber. Um corpo é um enxame de climas, o mistério do seu passado, o enigma do seu futuro. Mas o corpo, o corpo amado, é sobretudo o chão que vou amar de novo, a carne viva do meu prazer, e dele vou retirar (e ele do meu) o começo de uma vida nova e o gozo incandescente de viver nela como quem mergulha num lago, que deflagra e me transforma noutras coisas, que às vezes me transforma num deus. Um pobre deus que se dobra sobre o altar do teu corpo, virgem sempre e cheio de memória.


4729
A tua nudez, a promessa de um paraíso.


Casimiro de Brito

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP