quarta-feira, 30 de agosto de 2017

"Despidos estamos ..." Casimiro de Brito

Imagem relacionada

110
Despidos estamos —
com o meu corpo te visto
com o teu me vestes

— Minha pele acolhedora
só pensa nos teus desenhos

111
Música ou silêncio?
Música sou para quem
abre os seus sentidos

— Toda eu me abro amor
sou a tua pauta branca

112
Coisa delicada!
Depois de fazer amor
teu corpo intocado

— Intocado porque pleno
e vazio. Quero mais


Casimiro de Brito

Num dado momento da história da poesia do Japão foi criada uma forma literária que tomou o nome de TANKA. O "tanka" era composto por sete versos, sendo os primeiros 3 cantados por um homem e os outros 2 por uma mulher. Alguns séculos depois o primeiro grupo de três versos destacou-se e deu lugar ao "haiku", uma das formas poéticas mais famosas de todos os tempos (segundo, por exemplo, o Prof. Stephen Reckert). Há mais de 50 anos que cultivo este gênero mas aqui há uns anos (depois de ter tido a honra de ter conhecido a Imperatriz do Japão — fui um dos dois poetas ocidentais que ela recebeu — que também cultiva o gênero tanka. Escrevi alguns poemas sob essa forma (uns 300) e tenho o prazer de vos oferecer três deles.

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP