domingo, 16 de julho de 2017

Fatores associados ao fraco acesso das meninas ao ensino primário em Moçambique

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O fraco acesso das meninas à escola primária em Moçambique está no centro da questão deste texto, que tem como problema o fato de não se saber as razões por que, historicamente, as meninas têm estado em desvantagem numérica, na escola primária, comparativamente com os meninos. O objetivo é identificar e tipificar as possíveis fatores associados a este fenômeno desde o período anterior a 1975, ano em que o país alcançou a sua independência do domínio colonial português. Do ponto de vista metodológico, a revisão bibliográfica, o estudo da legislação, a análise dos dados estatísticos (primários e secundários) constituem a base de sustentação das ideias deste trabalho, de natureza histórica. A análise desse material revela que, por um lado, fatores socioculturais conjugados com os de natureza política têm estado na origem do fraco acesso das meninas à escola primária em Moçambique, desde a segunda metade do século XIX. Por outro, esses fatores e o modo de organização e funcionamento da sociedade moçambicana influenciam-se mutuamente. 
Para ler o texto completo de Octávio José Zimbico clique aqui

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