Fatores associados ao fraco acesso das meninas ao ensino primário em Moçambique
O fraco acesso das meninas à escola primária em Moçambique está no centro
da questão deste texto, que tem como problema o fato de não se saber as razões por que,
historicamente, as meninas têm estado em desvantagem numérica, na escola primária,
comparativamente com os meninos. O objetivo é identificar e tipificar as possíveis
fatores associados a este fenômeno desde o período anterior a 1975, ano em que o país
alcançou a sua independência do domínio colonial português. Do ponto de vista
metodológico, a revisão bibliográfica, o estudo da legislação, a análise dos dados
estatísticos (primários e secundários) constituem a base de sustentação das ideias deste
trabalho, de natureza histórica. A análise desse material revela que, por um lado, fatores
socioculturais conjugados com os de natureza política têm estado na origem do fraco
acesso das meninas à escola primária em Moçambique, desde a segunda metade do
século XIX. Por outro, esses fatores e o modo de organização e funcionamento da
sociedade moçambicana influenciam-se mutuamente.
Para ler o texto completo de Octávio José Zimbico clique aqui
cana influenciam
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se mutuamente
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