sexta-feira, 22 de julho de 2016

"Escola sem Partido não é sério: é cortina de fumaça", diz ex-ministro

  • Renato Janine Ribeiro: "Não se pode deixar de ensinar questões de igualdade e liberdade -- e essas não são questão de partido ou de ideologia, mas valores universais"
Uma cortina de fumaça de caráter "puramente ideológico, e não educacional, nem educativo" que encobre "os reais e mais urgentes" problemas da educação brasileira – sobretudo os relacionados aos baixos índices de alfabetização. Assim o professor de Ética da USP (Universidade de São Paulo) e ex-ministro da educação na gestão de Dilma Rousseff (PT), Renato Janine Ribeiro, define o movimento "Escola sem Partido", que apregoa a "neutralidade do ensino" por meio da proibição de suposta "doutrinação ideológica" nas escolas.
Para Janine, ainda que o acirramento do debate político encontre um campo acirrado no País, nos últimos anos, o movimento não representa a corrente de pensamento de "bons educadores" ligados ao PT ou ao PSDB, por exemplo. "Nenhum desses nomes está no Escola sem Partido, que pertence a uma direita mais extrema", disse, para completar: "E isso gerou uma pauta extremista que é, hoje, o principal tema da educação no Brasil – quando o mais importante para a sociedade deveria ser somar em relação a esse tema".
Leia os principais pontos da entrevista do ex-ministro da educação Renato Janine Ribeiro clicando aqui

Leia "Escola sem partido é golpe na escola, é o fim da educação livre, plural e democrática!" de Paulo Pimenta clicando aqui

Leia "O programa Escola sem Partido e os furúnculos de Karl Marx" de Douglas Rodrigues Barros clicando aqui

Leia "Escola sem Partido é inconstitucional e contra o pluralismo, afirma MPF" clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP