Narcotráfico deixa rastro de povoados fantasmas no México
Ajuchitlán, México, 6/2/2015 – O Cerro del Águila, que há dois séculos foi refúgio de insurgentes independentistas no México, agora é um reduto de grupos criminosos que disputam o controle do lugar e do próspero tráfico de papoula, deixando em sua passagem um rastro de povoados fantasmas. Desse morro pode-se observar quem entra ou sai de muitas comunidades da região, denominada Terra Caliente, e que se estende pela bacia do rio Balsas, no Estado de Guerrero, e em municípios vizinhos dos Estados de Michoacán e do México.
Esses Estados foram protagonistas da criminalidade associada ao tráfico de drogas durante 2014: Michoacán, por ser o Estado que armou as forças paramilitares, conhecidas como autodefesas, México, onde o exército executou ao menos 15 civis, e Guerrero, onde policiais municipais emboscaram e fizeram desaparecer 43 estudantes camponeses.
Em Santa Ana del Águila, um povoado nas ladeiras do morro que pertence ao município de Ajuchitlán del Progreso, mais da metade da população fugiu nas últimas semanas. Não há delegado, nem padre, nem encarregado do armazém da Cruzada Nacional Contra a Fome, o principal programa do governo federal para reduzir a pobreza.
Para ler o texto completo de Daniela Pastrana clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário