sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Da redação para a sala de aula

Professora em sala de aula da rede pública de ensino

Roxana Morduchowicz (2001), coordenadora do programa “Escuela y Medios”, do Ministério da Educação da Argentina, aponta as razões pelas quais o jornal deve ser usado na educação: o fato do conhecimento ser cada vez mais mediatizado faz com que haja a necessidade dos meios de comunicação constituírem-se objeto de estudo, já que são determinantes em nossa maneira de adquirir, transmitir e construir informações, saberes e conhecimentos acerca do mundo. Os meios também aproximam mundos e culturas, fazendo com que vivamos em uma aldeia global, por isso, além da escola, também conhecemos muito pelos meios, e precisamos compreender essa possibilidade que oferecem.
Outra razão apontada por Morduchowicz (2001) é que a escola pode ajudar a corrigir a concentração de informação que há na sociedade. Da mesma forma, também pode orientar os alunos a acessar, selecionar e usar melhor as informações e de forma crítica. Por fim, como os meios modificam nossa percepção da realidade é importante desnaturalizá-los, entender como eles constroem as representações do mundo em que vivemos.
Para além das razões apresentadas por Morduchowicz há o fato dos jornais levarem para a sala de aula a vida que pulsa fora dos muros da escola e das páginas dos livros didáticos, possibilitando que educadores e educandos relacionem os conteúdos escolares com a realidade.
Para ler o texto completo de Cristiane Parente de Sá Barreto clique aqui

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