terça-feira, 17 de abril de 2012

Novo livro de José de Sousa Miguel Lopes


LANÇAMENTO

28/04/2012 (sábado) - 10h

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

(Praça da Liberdade, no 21 - Belo Horizonte)

APOIO


(...) O que está em pauta nos oito ensaios – entre os quais caberia incluir a “apresentação” – são os desafios de tornar possível o ato de educar quando se está mergulhado em uma cultura improvável.
Para enfrentar essa difícil equação, José Miguel lança mão, com sua incomum destreza, do recurso “bifronte”, à moda de Janus, de mergulhar na cultura contemporânea e de fazê-lo com clássicos instrumentos de análise e crítica.
Em face dos desafios de pensar metodicamente e com consistência uma cultura estilhaçada e rasa, Miguel incita seus leitores a assumir os rigores do saber científico permeado de “virtudes pedagógicas”, como: a paciência, a congruência e a arte do diálogo. Por certo, ele se dirige aos educadores, destacadamente, aos atuais e futuros professores, convidando-os à razão e à sensibilidade.
E, aqui, se impõe um problema: o convite lhes chegará às mãos, na íntegra e sem tardanças?
A pergunta é cabível já que interceptam os caminhos de acesso aos atuais e futuros professores a desrazão das políticas governamentais – claudicantes na ciência e no saber da experiência, infensas à paciência, a coerência e ao diálogo, e tantas outras virtudes.
Como contrapor as densas análises de Miguel a essas políticas tanto quanto às descabeçadas intervenções de organizações que, não sendo governamentais, desfrutam poderes de estado, e que de educação não sabem pouco ou quase nada?
Como contra-arrestar os profetas midiáticos, cujos escritos são incluídos em bibliografia para concursos docentes, embora pedestres de pesquisa ou de saber pedagógico?
Expresso essas inquietações pelos muitos obstáculos que se interpõem às iniciativas de diálogo sério e sistemático com os profissionais das escolas básicas. Estes textos de Miguel são necessários e que, por isso mesmo, há de serem lidos a quem de destino.
Penso, especialmente, nos professores das escolas públicas (...).

Mirian Jorge Warde

2 comentários:

Anônimo 18 de abril de 2012 às 20:59  

Prof. Miguel:

Parabéns por mais uma contribuição ao campo da educação. Orgulho te tê-lo como professor.

Parabéns!

Maria 28 de abril de 2012 às 11:35  

Parabéns por uma obra de carácter pedagógico de relevo para uma nova maneira de ensinar.
Parabéns !

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP