segunda-feira, 28 de agosto de 2023

"Mudança de idade" - Mia Couto

 



Mudança de idade

 

 




Para explicar


os excessos do meu irmão


a minha mãe dizia:


está na mudança de idade.


Na altura,


eu não tinha idade nenhuma


e o tempo era todo meu.


Despontavam borbulhas


no rosto do meu irmão,


eu morria de inveja


enquanto me perguntava:


em que idade a idade muda?


Que vida,


escondida de mim, vivia ele?


Em que adiantada estação


o tempo lhe vinha comer à mão?


Na espera de recompensa,


eu à lua pedia uma outra idade.


Respondiam-me batuques


mas vinham de longe,


de onde já não chega o luar.


Antes de dormirmos


a mãe vinha esticar os lençóis


que era um modo


de beijar o nosso sono.


Meu anjo, não durmas triste, pedia.


E eu não sabia


se era comigo que ela falava.


A tristeza, dizia,


é uma doença envergonhada.


Não aprendas a gostar dessa doença.


As suas palavras


soavam mais longe


que os tambores noturnos.


O que invejas, falava a mãe, não é a

idade.


É a vida


para além do sonho.


Idades mudaram-me,


calaram-se tambores,


na lua se anichou a materna voz.


E eu já nada reclamo.


Agora sei:


apenas o amor nos rouba o tempo.


E ainda hoje


estico os lençóis


antes de adormecer.



 

Mia Couto


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP