segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

"Posso escrever os versos mais tristes" - Pablo Neruda

 




Posso escrever os versos mais tristes

 

 

 




Posso escrever os versos mais tristes esta noite.


Posso escrever, por exemplo: A noite está estrelada,


e os astros, azuis, tiritam na distância!



 

Gira o vento da noite pelo céu e canta.



 

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.


Tanto a amei, e às vezes ela também me amou.



 

Em noites como esta eu a tive entre os braços.


Beijei-a tantas vezes debaixo do céu infinito.



 

Ela me amou, e às vezes eu também a queria.


Ah, como não amar os seus grandes olhos fixos.



 

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.


Pensar que não a tenho. Sentir que já a perdi.



 

Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.


E cai o verso na alma como na relva o orvalho.



 

Que importa que meu amor não pudesse guardá-la.


A noite está estrelada e ela não está comigo.



 

Isso é tudo. Bem longe alguém canta. Lá longe.


Minha alma não se conforma com havê-la perdido.



 

Como para trazê-la meu olhar a procura.


Meu coração a busca, ela não está comigo.



 

A mesma noite faz branquear as mesmas árvores.


Mas nós, os de outrora, já não somos os mesmos.



 

Já não a quero, é certo, porém quanto a amei.


Minha voz ia no vento para roçar-lhe o ouvido.



 

De outro. Será de outro. Como antes dos meus beijos.


Sua voz, seu corpo claro. Seus olhos infinitos.



 

Já não a quero é certo. Mas talvez ainda a queira.


Como é tão breve o amor. Tão longo o esquecimento.



 

Porque em noites como esta eu a tive em meus braços,


Minha alma não se conforma em havê-la perdido.



 

Ainda que seja esta a última dor que ela me causa,


e estes sejam os últimos versos que lhe escrevo.



 

 

 

Pablo Neruda




Para ler o Prefácio da 2ª edição do livro CULTURA ACÚSTICA E LETRAMENTO EM MOÇAMBIQUE: Em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural” do autor do blog clique aqui


Para adquirir o livro, sob demandaclique aqui

 

 

 


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP