quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Esperanza Spalding: "On The Sunny Side Of The Street"

 




Uma vergonha que assumo. Não ter nunca mais regressado a esta excepcional cantora, que coincide com uma excepcional contrabaixista. É que depois de ouvir a sua poderosa voz neste popular tema, a que se segue um solo de baixo complexo e perfeito (se alguém se der ao trabalho de o querer entender) quase não há palavras para esta musicalidade – como é que alguém consegue cantar desta maneira, sem que o baixo que em simultâneo toca, não lhe atrapalhe a voz e a razão? Tirando os pequenos e presidenciais flashes, em que o educado casal Obama se esforça por parecer gostar e interiorizar, é uma vídeo precioso, particularmente no fim, quando ela dá uma nota impossível, pontuada e preenchida por uma escala poderosa no contrabaixo. Um espanto. Mais um.


 


Carlos Reis (25/08/2022)

 



Esperanza Spalding foi criada sozinha pela mãe, que a influenciou grandemente e que a apoiou totalmente quando decidiu-se pelo mundo da música. Aos 4 anos depois de assistir uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma apaixonou-se pela música. Depois de um ano, já tocava violino - instrumento que estudou com dedicação total até os quinze anos. Nessa época assumiu como primeira violinista de uma orquestra comunitária no Oregon, "The Chamber Music Society Of Oregon". Esperanza canta em inglêsespanhol e português. Tocou acompanhada por grandes nomes do jazz, como Pat MethenyJoe LovanoMichel CamiloDonald Harrinson e Milton Nascimento. Foi mencionada pela revista Down Beat como "a melhor baixista em ascensão". Compõe e leciona no Berklee College of Music em Boston, sendo a mais jovem professora da instituição. Esteve no Brasil em 2006, acompanhada pelo pianista cubano Roberto Fonseca. Também gravou com a cantora e compositora Ana Carolina, na música Traição. Em 2011, ganhou o Grammy na categoria de Artista Revelação. Esperanza esteve presente no Rock in Rio realizado em 2011 no Rio de Janeiro. Seu show no Palco Sunset contou com a participação do cantor Milton Nascimento, com repertório baseado principalmente em música popular brasileira.

 


Para assistir à interpretação de “On The Sunny Side Of The Street” na voz e contrabaixo de Esperanza Spalding clique no vídeo aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP