domingo, 9 de fevereiro de 2020

LIVRO - UNILA: uma universidade necessária

Volver

O presente livro reúne sete capítulos, assinados por quatorze autores, que nutrem o interesse de conhecer o projeto de criação e o processo de implantação de uma universidade pública brasileira – a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Apesar de se tratar de uma jovem universidade, a singularidade de seu projeto e os enormes desafios enfrentados no processo de implantação têm mobilizado a atenção de acadêmicos dispostos a desenvolver dissertações e teses cujos temas aprofundam distintas questões, apoiados em diferentes abordagens, mas que têm em comum o interesse por uma instituição que busca ser alternativa à concepção hegemônica de universidade no Ocidente. A riqueza das pesquisas desenvolvidas entre 2012 e 2019, associada à importância de publicizar os resultados alcançados, justificam uma coletânea em que a preocupação dos organizadores consistiu em oferecer ao leitor um quadro de referência revelador de uma instituição que apesar dos desafios internos e externos, caminha no processo de consolidação. O texto corresponde a um desdobramento de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ, cujo propósito residiu em investigar a contribuição da Unila para o processo de integração regional. 
Para ter acesso ao conteúdo completo do livro (390 págs.) clique aqui




(Divulgação)

UNILA: uma universidade necessária 

Há exatamente dez anos, uma das autoras deste texto publicou no Carta Maior artigo intitulado “Uma Universidade para a Integração Latino-Americana. O conteúdo transbordava em emoção, entusiasmo e esperança, pois celebrava a fundação de uma universidade federal brasileira cujo projeto ousado, complexo e inédito desafiava a sociedade brasileira, em geral, e a comunidade unileira, em particular.
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila completou sua primeira década. É uma instituição temática que na origem se alinhava às estratégias da política externa brasileira, de uma diplomacia ativa e altiva, que tomou forma durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Celso Amorim. Localizada na fronteira entre o Argentina, Brasil e Paraguai, trata-se de uma universidade com vocação internacional, bilíngue, cujas vagas são destinadas para estudantes brasileiros e provenientes dos demais países latino-americanos e caribenhos. Orientada por um projeto pedagógico inovador, insubordinado à disciplinaridade e compromissada com uma agenda de discussão genuinamente latino-americana. 
Para ler o texto de Manolita Correia Lima, Gisele Ricobom e Ivor Prolo clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP