quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Como consumir arte narrativa


Uma crítica comum a trabalhos de ficção é que "algo não é realista", ou que "isso é inverossímil", "ninguém reagiria assim", etc.
Algumas vezes, de fato, foi erro de quem escreveu. Muitas vezes, entretanto, é proposital.
Talvez a maioria das pessoas não reagisse à situação A do jeito X.
Mas o fato de a protagonista dessa história reagir... comunica justamente que estamos acompanhando a história de uma pessoa excepcional, do tipo que (justamente!) reage à situação A do jeito X.
A história é essa.
Não posso, por exemplo, em um texto sobre História, extrapolar que o travestismo era comum no Segundo Reinado com base em um punhado de homens que se travestiam.
Mas super posso escrever um romance inteiro sobre um desses homens.
E, se alguém falar:
"Peralá, isso é inverossímil! Quase ninguém se travestia no Segundo Reinado"
Eu posso afirmar:
"Esse romance não é sobre o que todo mundo está fazendo, mas sobre uma dessas poucas e raras pessoas." 
Para ler o texto de Alex Castro clique aqui


Leia "Machado de Assis: contra o racismo, a estratégia do caramujo" de Fabrício César de Oliveira clicando aqui

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