domingo, 6 de outubro de 2019

Editora "Navegando Publicações": divulgação de e-books para download gratuitos na Área da Educação

Resultado de imagem para Editora "Navegando Publicações

Navegando Publicações, é uma editora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), cadastrada na Agência Brasileira da International Standart Book Number - ISBN - da Fundação Biblioteca Nacional desde abril de 2016, voltada à divulgação de e-books para download gratuitos na Área da Educação. Sua criação ocorreu como resultado de um conjunto de debates internos ao Grupo, voltado à construção de uma editora para socializar os resultados da sua produção científica. Passo decisivo nessa direção foi dado na reunião de seus coordenadores, realizada no VII Seminário Nacional, em 2006, na Unicamp, quando foi apresentado o primeiro projeto para instaurar a editora. .

O crescimento do HISTEDBR em nível nacional e internacional justificou essa iniciativa. Os grupos de pesquisa que integram o HISTEDBR têm uma produção científica significativa para a comunidade acadêmica. No entanto, parte da produção permanece restrita às bibliotecas ou aos arquivos das instituições onde é produzida. O crescimento do volume da produção cientíca coloca desafios aos pesquisadores e professores em buscar formas para a apresentação pública dos seus resultados, através dos vários canais disponíveis. Além da publicização do conhecimento, há uma crescente exigência de socialização da produção que esbarra nas dificuldades para a publicação de trabalhos acadêmicos pelas editoras comerciais e universitárias.

Os avanços tecnológicos recentes disponibilizam ferramentas que possibilitam a socialização de livros digitais, além da publicação impressa sob demanda, permitindo a impressão de pequena quantidade a custos reduzidos. Quanto à publicação eletrônica, os recursos tecnológicos disponíveis possibilitam a socialização digital da produção científica por meio da internet  e que está em ampla expansão.
Objetivos
Navegando Publicações tem os seguintes objetivos:
·         Contribuir para a difusão do conhecimento científico na área da Educação, promovendo a socialização da produção acadêmica, através da publicação e divulgação dos resultados de pesquisas e estudos realizados no formato de e-book, para a comunidade científica, o público escolar e a população em geral.
·         Difundir o conhecimento científico fundado na gratuidade, seja por parte do autor, que abrirá mão de seus direitos autorais, seja por parte da Navegando Publicações em promover o acesso livre aos e-books.  
·         Disponibilizar no site da Editora e-books em Língua Portuguesa, Inglesa, Francesa, Italiana e Espanhola para download.
Algumas obras poderão ser coeditadas com editoras universitárias ou comerciais, desde que seja salvaguardado o primeiro objetivo, ficando a coeditora responsável pela publicação impressa e venda comercial da obra.
Para acessar as obras já disponíveis gratuitamente clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP