terça-feira, 14 de junho de 2016

"Não há amor feliz" ("Il n'y a pas d'amour heureux") - Louis Aragon (1897-1982)


Não há amor feliz ("Il n'y a pas d'amour heureux”)

Nada é definitivo na vida de um homem
Nem a sua força nem a sua fragilidade nem o seu coração
Quando acredita abrir os braços num abraço
A sombra é a de uma cruz
Quando acredita agarrar a felicidade descobre uma ferida
A vida é um estranho e doloroso divórcio

Não há amor feliz

A  vida é um soldado sem armas
Fardado para outros destinos
De pouco serve acordar cedo
Quando ao fim da tarde se é assaltado pelas incertezas
E dizer as palavras Minha Vida para calar as lágrimas

Não há amor feliz

Meu belo amor meu querido amor minha tristeza
Estás dentro de mim como um pássaro ferido
Quem nos vê passar nada sabe
Comigo repetem essas palavras que gravo
 E morrem de súbito no teu olhar profundo

Não há amor feliz

É tarde demais para aprender a viver
Os nossos corações unidos choram noite dentro
Quantos desgostos ultrapassámos para conquistar um arrebatamento
Quantos infortúnios experimentámos para escrever esta pequena canção
Quantos lamentos trocámos para arrancar estes sons de uma guitarra

Não há amor feliz

Não há amor sem dor
Não há amor que não morra
Não há amor que não seque
Não há amor maior que o teu amor pela pátria
Não há amor que não viva entre lágrimas
Não há amor feliz
Mas é esse o nosso amor o amor de nós dois

Louis Aragon (1897-1982)

Ouça o poema "Il n'y a pas d'amour heureux” na voz de
  • ·       Françoise Hardy (1967) clicando aqui 
  • ·       Nina Simone (1993) clicando aqui 

1 comentários:

Melissa 21 de janeiro de 2018 às 18:43  

Poema lindo! Obrigada por postar! :)

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP