sexta-feira, 13 de maio de 2016

5o Aniversário do BLOG "Navegações nas Fronteiras do Pensamento": 5 anos de pensamentos e opiniões

5 anos... mas com muitas reflexões

Quando há 5 anos iniciamos a caminhada deste blog, estávamos longe de imaginar que ele teria um tempo razoável de vida, se tivermos em conta a rapidez com que a maioria dos blogs saem de cena. A nossa proposta visava estabelecer um diálogo frutuoso entre a Educação e outros campos do saber. Sempre lançamos mão de temas desafiadores e instigantes nos campos das ciências sociais e das artes. Nessa perspectiva, procuramos trazer para o blog textos, entrevistas, reflexões de renomados cientistas, artistas e grandes intelectuais do passado e da atualidade que se destacaram e destacam pela ousadia de pensar a contemporaneidade. Assim, nas quase 6.000 postagens (uma minibiblioteca) foram abordados inúmeros temas (política, africanidades, Antropologia, capitalismo, Ciências Sociais, classes, crítica da mídia, economia, educação, geopolítica, meio ambiente, saúde pública, a problemática da mulher e do feminismo, as questões da ciência e da pesquisa, racismo, religião, sexualidade, tecnologia e a arte, nomeadamente o cinema, a música, a poesia e a literatura em geral) entre outros. Milhares de leitores, em vários países, aqui apresentados por ordem decrescente (Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Rússia, Moçambique, França, Ucrânia, Malásia, Polônia...) têm acolhido com entusiasmo este recanto de leitura e reflexão. Uma menção especial merecem os alunos e professores de vários cursos universitários que aqui têm encontrado material de grande utilidade para suas atividades acadêmicas, com relevância especial para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

É para esse enorme contingente de leitores anônimos que, de forma sistemática, visitam este blog, que vai nosso profundo agradecimento. São eles que nos encorajam a prosseguir esta caminhada. Obrigado!

José de Sousa Miguel Lopes

3 comentários:

Anônimo 13 de maio de 2016 às 17:58  

Parabéns por esse esplendido trabalho Miguel.

Renata Castro 13 de maio de 2016 às 18:07  

Parabéns, Professor, por seu engajamento e brilhantismo!

Márcia Siqueira 13 de maio de 2016 às 18:58  

Parabéns, Miguel! O sucesso do blog reflete a sua dedicação e competência. Desejo muitos anos vindouros para o blog com a qualidade de sempre!

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP