segunda-feira, 4 de junho de 2012

O historiador Robert Darnton fala sobre o futuro do livro

O trabalho conjunto de mais de 40 instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos vai inaugurar, em abril do próximo ano, uma biblioteca pública com 2 milhões de livros em formato digital, acessíveis em qualquer parte do mundo.
A Digital Public Library of America (DPLA) vai ser criada para buscar a democratização do conhecimento, um objetivo “revolucionário”, afirma o historiador Robert Darnton, um dos principais envolvidos na empreitada.
Professor da Universidade Harvard (EUA) e um dos mais proeminentes pesquisadores sobre o Iluminismo e a história dos livros, Darnton chega ao Brasil neste mês para participar do 4º Congresso Internacional CULT de Jornalismo Cultural.
Na entrevista abaixo, ele diz que o desenvolvimento da tecnologia, que permite a comunicação sem fronteiras, faz com que o momento atual seja análogo às Luzes do século 18. “Temos a capacidade técnica de realizar o sonho do Iluminismo, de realmente disponibilizar o conhecimento para as pessoas e nos comunicarmos abertamente por todo o mundo”, disse.
De volta ao país após participação na Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2010, Darnton exalta na entrevista abaixo a intelectualidade brasileira, que, afirma, ainda não tem o reconhecimento que mereceria internacionalmente.
“Quando viajo ao Brasil, me pego envolvido em conversas que acho mais interessantes do que as que tenho na margem esquerda do Sena, em Paris”, diz. Leia a entrevista de Robert Darnton aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP