Contextualizando o ensino de Português: lições de um professor indígena
Um dos maiores desafios da educação escolar na contemporaneidade diz respeito à fragmentação disciplinar dos conhecimentos e sua abstração da realidade vivida pelos/as estudantes e suas comunidades. Nesta direção, o objetivo deste trabalho é apresentar as bases e o desenvolvimento de uma proposta didática no campo da educação linguística implementada por um professor indígena no âmbito das atividades de Estágio Pedagógico Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás, que busca romper com a lógica disciplinar e descontextualizada do ensino escolar. Através da apresentação e problematização dos registros reflexivos de estágio deste professor, argumenta-se que a relevância de seu trabalho esteja exatamente na forma como ele contextualizou o ensino de práticas comunicativas em língua portuguesa numa turma de Ensino Médio indígena, buscando na realidade local uma situação que propiciasse a ampliação dos repertórios comunicativos dos/as estudantes e sua agência através da linguagem.
Para ler o texto de André Marques do Nascimento clique aqui
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