quinta-feira, 30 de novembro de 2023

"A liberdade e a verdade também se abatem" - José Paulo Pinto Lobo

 




A liberdade e a verdade também se abatem




Mil olhos se marejaram de chuva


Gotejando miudinha e alegremente


Numa aurora de sonhos risos e abraços


Nas novas cores adejaram todas as esperanças


Forjadas em vontade indómita e dor


Cedo se transmutou o dia


Em intolerâncias e ódios mesquinhos


Num ocaso de violência morte e desnorte


Anoitecendo a felicidade e a utopia


Elegendo o esquecimento


E a liberdade e a verdade?


Tal como as memórias, a liberdade e a verdade também se abatem


O que resta aos homens?


Marchar cantar ridicularizar (guerrear?)


E, porque não, enlouquecer?




José Paulo Pinto Lobo



(Poeta moçambicano)



Cascais, 27 de Novembro 2023

Crise climática e novo extrativismo: uma oportunidade para o país voltar a crescer de forma sustentável?

 




Uma das razões para termos perdido dinamismo econômico está o avanço do processo de desindustrialização ao longo das últimas três décadas. Para ler o texto de Carmem Feijó clique aqui





Jeniffer Mendonça - Guajurá: A polícia mata maisque criminosos



Revista Educação em Foco, v. 26, n. 50 (2023)


“O Horror! O Horror!”, Revisitado na Palestina





Joseph Conrad disse certa vez que, antes de ir ao Congo, ele era um simples animal. Foi em uma dessas terras parcialmente mapeadas pela crueldade e pela hipocrisia do ethos imperial que Conrad descobriu o colonialismo europeu em sua encarnação mais pura e terrível, devidamente retratada em "Heart of Darkness" ("Coração das Trevas") – um dos maiores épicos de conscientização da história da literatura. Para ler o texto de Pepe Escobar clique aqui

 

Dmitry Orlov: As falidas relações públicas israelenses


Viktor Mikhin: A guerra em Gaza e os esforços doCairo para acalmar a crise


Aida Touma: Israel a caminho do fascismo


Sayid Marcos Tenório: Hamas e o legítimo direito de defesa


Onde Israel compra suas armas?


Chinaapresenta plano de 5 pontos para resolver o conflito israelo-palestino


Samuel Moncada: Uma mensagem contundente para Israel


Phil Butler: Os evangelistas americanos estãoprontos para seguir os sionistas até o Armagedom?


BrunoFabricio Alcebino da Silva: Herbert Marcuse em Israel


Valdir da Silva Bezerra - 'Rota de colisão': as preparações de Washington para a 2ª guerra no Pacífico


Konstantin Asmolov - O Nascimento de um “Novo Triângulo de Ferro”: Reação Internacional


Salman Rafi Sheikh: A Geopolítica do “AUKUS Plus


Ivan Kopytsev - Fontes de conflitogenicidade: Serápossível um novo conflito armado interestatal no Corno de África?


JonahWalters, Bhaskar Sunkara e René Rojas: Ele finalmente morreu


Morreu Henry Kissinger, o mais estimado criminoso de guerra norte-americano


Jamil Chade: Kissinger, criminoso de guerra


Lincoln Secco: Henry Kissinger (1923-2023)


A campanha de bombardeio de Kissinger provavelmentematou centenas de milhares de cambojanos e preparou o caminho para a devastaçãodo Khmer Vermelho


Normando Salomão: Para a mídia hegemônica, ocriminoso de guerra Henry Kissinger era um grande homem


LorenBalhorn: O novo partido de esquerda alemão é um passo para trás que permitiráoutro para frente?


ErickKayser: Argentina mostra que a extrema-direita segue viva e (quase) semadversários


Claudio Katz: O ataque de Javier Milei contra as conquistas populares


George Monbiot: Por que a COP-28 também fracassará


IraldoMatias: Estado “assediador”, gestores e a violência psicológica de classe –Parte 1


Ricardo Musse: Turbulências e desafios


Hans Ulrich Gumbrecht: Torcidas


Piano Guys (4 Guys, 3 min, 2 cellos, 1 piano): "Ants Marching/Ode To Joy"

 



Para assistir à interpretação de "Ants Marching/Ode To Joy" pelos Piano Guys (4 Guys, 3 min, 2 cellos, 1 piano) clique no vídeo aqui

Navegando pelo cinema

 



A brutal “cura gay” que estais entre nós



Um contundente filme sobre a alienação religiosa. Sem clichês, Pedágio mostra uma mãe que busca “salvação” num pastor-terapêuta para o filho que dubla divas do jazz da internet. A história é de passagens: da honestidade ao crime, da virtude ao pecado… Para ler o texto de José Geraldo Couto clique aqui







"Toda Noite Estarei Lá"





Ter a sua existência reconhecida. Ter sua existência respeitada. Essas são as bases das reivindicações de Mel Rosário, uma mulher trans que inicia uma batalha judicial contra uma igreja para ter seus direitos fundamentais garantidos. Seu desejo inicial era muito simples: frequentar o culto da igreja da sua vizinhança. "Toda Noite Estarei Lá" escancara a transfobia que transformou os pastores da igreja em lobos violentando a carne de seu rebanho. Mas a fé de Mel não é pouca. E na mesma medida é sua determinação. Para ler o texto de Alvaro Goulart clique aqui






"Sur L’Adamant": falo-vos de nós



E eis a mais recente viagem de Philibert, "Sur L’Adamant" ("Sobre L’Adamant", 2023) agora nos cinemas portugueses, quase um ano depois de o filme ter arrecadado o Urso de Ouro no Festival de Berlim, surpresa de que poucos estavam à espera (não é só no tom e estrutura do seu trabalho que o documentarista veterano é discreto). Para ler o texto de Susana Bessa clique aqui


HUMOR - Porta News: Espionagem na prova, STF e Leo Santana satanista

 




Nesta edição do renomado Porta News temos estratégias pra desobstruir túneis, um grande papo sobre os direitos trabalhistas dos animais, uma espiã em São Paulo, Leo Santana e o Diabo e um calor dos infernos, que esperamos não ser culpa do Leo. Divirta-se clicando aqui

Reflexões sobre História, Política e Conhecimento

 





As contradições coloniais de Albert Camus




O escritor francês Albert Camus é uma figura icônica, celebrada por todos, desde Emmanuel Macron até George W. Bush. Mas a imagem pública idealizada de Camus como um humanista progressista não reflete com honestidade o peso do colonialismo francês em sua obra. Para ler o texto de Oliver Gloag clique aqui










Um “zek” recorda os campos de Estaline



Julius Margolin era filósofo e escreveu aquele que é talvez o melhor livro sobre a experiência de ter vivido num Gulag. Uma crónica histórica sem paralelo que é também um profundo juízo moral. Para ler o texto de Timothy Snyder clique aqui







 "Uma história social do conhecimento"



Para ler o comentário de Fernando Nogueira da Costa sobre o livro "Uma história social do conhecimento" de Peter Burke clique aqui


quarta-feira, 29 de novembro de 2023

"Prefácio" - Fadwa Tuqan


 


Prefácio

 




‘Sento-me para escrever...


Mas, o que é que posso escrever?


De que vale dizer


‘pátria minha’... ‘minha gente’... ‘meu povo’?


Será que posso proteger a minha gente com palavras?


Será que com palavras salvarei meu povo?


Por acaso não é absolutamente ridículo, sentar-me,


hoje, para escrever?



 

Fadwa Tuqan


(Poeta palestino)

Agronegócio destrói o Brasil – Da Escravidão às Toxidades

 




"O poder perverso do capitalismo selvagem no agronegócio brasileiro foi demonstrado há poucos dias com a aprovação do regime de urgência, do Projeto de Lei (PL) 1459/22, conhecido como PL do veneno, por flexibilizar o uso de agrotóxicos", escreve José Rodrigues Filho. Para ler seu texto clique aqui



Seria o Hamas tão brutal quanto Israel?




Para encobrir o massacre, traçam-se paralelos patifes. Comparar a violência do escravo, em luta ou desespero, à do colonizador que o submete é propor o silêncio resignado dos oprimidos. Reflexões no Dia de Solidariedade ao Povo Palestino. Para ler o texto de Hamza Hamouchene clique aqui

 

Bruno Huberman: O atual massacre de palestinos porIsrael já é tão catastrófico quanto o de 1948



Fabian Falconi: Quem vai administrar a Faixa deGaza após a incursão militar de Israel?



Seth Ferris: “Do rio até o mar, a Palestina será livre”… é uma reminiscência do discurso do rio de sangue!



MuhammadHamza Tanvir: O Canal Ben Gurion está por trás do Genocídio de Gaza?



Alexandr Svaranc: Turquia e Israel envolveram-senuma disputa verbal…



Scott Ritter: O Hamas vence a batalha por Gaza



Thierry Meyssan: Como Netanyahu falsifica aatualidade



JoãoCarlos Loebens: A guerra sionista contra a Palestina



FlávioAguiar: Na Europa, a extrema direita se aproxima de Israel



SamRussek: Israel arma os autocratas do mundo com armas testadas em palestinos



Fiammetta Martegani - Mulheres israelenses: “Estupradas, espancadas. E o mundo fica calado"



A manipulação do antissemitismo como instrumento decensura às críticas a Israel



Ilan Pappé: Deriva messiânica, o sionismo rumo aoseu fim



MohammedHaddad e Alia Chughtai - Conflito Israel-Palestina: Uma breve história em mapase gráficos



Alastair Crooke: O chapéu do mágico e o grandesimulacro do bálsamo paliativo



BernhardHorstmann - SitRep da Ucrânia: grandes perdas, brigas políticas, fronteirasbloqueadas



Konstantin Asmolov - O Nascimento de um “Novo Triângulo de Ferro”: Análise dos Principais Documentos da Cúpula



Elias Jabbour: Outra globalização, vista desde Pequim



Valdir daSilva Bezerra: A demência política e psiquiátrica de Biden



MariaLuiza Falcão Silva: Milei vai se render ao Brasil e à China



Carlos Hortmann: Uma Lava Jato em Portugal?



Aurélien Mondon: É preciso chamar a extrema-direita pelo nome



Jeff Cohen & Norman Soloman: Os democratas conformistas têm estado em negação. Agora eles estão em pânico



Yanis Varoufakis: O tecno feudalismo está dominando



Boris Kushhov - Resultados da Cimeira ECO:Progressos em dois corredores de importância continental



MassimoRecalcati - A violência? Das cinzas do patriarcado um monstro de duas cabeças:narcisismo e depressão


Roberto Silva & Roberta Sá: "Falsa Baiana"

 



Para assistir à interpretação de "Falsa Baiana" nas vozes de Roberto Silva & Roberta Sá clique no vídeo aqui

Navegando pelo cinema

 





Jonathas e a arte do deslocamento




Na Bienal de Veneza de 2022, o pavilhão brasileiro acolhia os visitantes por uma orelha mas, em certos momentos, também os expulsava pela outra. A exposição partia de mais de 250 expressões populares que são figuras de linguagem baseadas no corpo, muitas das quais inspiravam esculturas, fotografias e uma videoinstalação. A entrada e a saída, por exemplo, representavam “entrar por um ouvido e sair pelo outro”. Uma das obras, que dava título ao pavilhão, era Com o Coração Saindo pela Bocaum coração inflável que, de tempos em tempos, emergia de uma boca no teto e progressivamente ocupava quase todo o espaço da sala. O público era obrigado a negociar sua posição ou mesmo deixar o recinto. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui







"Othelo, O Grande"




A primeira vez que ouvi falar de Grande Othelo foi através de minha avó. Na época, eu trabalhava em locadora e ela havia me perguntado se lá havia disponível os filmes dele junto do Oscarito. Ela assistia nos cinemas de rua durante a infância, levada pelo meu bisavô. Eu era bem novo, tinha apenas dezessete anos e meu repertório sobre o cinema brasileiro era muito limitado. Estava fascinado com "Cidade de Deus" e a referência cômica era "O Auto da Compadecida" (ainda está no meu ranking). Ao ouvir aquele nome, até então desconhecido, imaginava um Tony Tornado comediante. Para minha surpresa, ao ver a imagem no Google, me deparei com aquele sujeito baixinho e de rosto simpático. Fui buscar sua filmografia, seus trabalhos, e me deparei com o genial "Macunaíma", que havia no acervo da loja. Também o reconheci em reprises da Escolinha do Professor Raimundo, como Eustáquio. Grande Othelo era um comediante e tanto! Mas foi quando assisti "Rio, Zona Norte", de Nelson Pereira dos Santos, que me surpreendi com sua atuação. Que ator completo! Hoje é um filme que possuo na minha coleção e com grande destaque. Para ler o texto de Alvaro Goulart clique aqui





Céu em Chamas”: fogo que arde sem se ver




Cliché número 1: o filme de Verão, desde o incontornável Rohmer a todos os primeiros filmes feitos a partir de memórias de um Verão adolescente. Os banhos de mar, os amores e desamores, os jantares no jardim, as conversas inebriadas de vinho e de poesia. Para ler o texto de Daniela Rôla clique aqui


HUMOR - Ariano Suassuna • Visitas Chatas

 





Reflexões políticas e filosóficas

 





 O peso do fracasso e a fúria de Narciso




Em nome do “amor”, pode-se chegar a suprimir a liberdade da mulher. Na violência dos homens contra as mulheres, sempre há uma intenção fantasmagoricamente pedagógica: disciplinar, regular, purificar sua pecaminosidade natural e irresponsável. Para ler o texto de Massimo Recalcati clique aqui







Paul Ricoeur, educador político




Se a constituição das sociedades se apresenta como resultado de uma criação coletiva, exige-se, por conseguinte, formas de responsabilidade coletiva. Para ler o texto de Piero Detoni clique aqui







Teorizar em primeira pessoa, a prática de liberdade na escrita de bell hooks




Educar é um processo que afeta de dentro para fora, silenciosamente germinando ideias de emancipação, nas palavras de bell hooks, 'capaz de se dirigir diretamente à dor que está dentro das pessoas e oferecer-lhes palavras de cura, estratégias de cura, uma teoria da cura'”, escreve Neli Gomes da Rocha, professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e pesquisadora-visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique. Para ler seu texto clique aqui


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