sábado, 16 de março de 2024

Os compromissos do governo Lula




Queda de popularidade do governo Lula: se não universalizar o acesso a direitos pode piorar. Para ler o texto de Ion de Andrade clique aqui

 

Luis Felipe Miguel: A estratégia de Guilherme Boulos


Revista Leitura: Teoria & Prática, v. 41, n. 89 (2023)


Manuel Domingos Neto: Lula e o obscurantismo



Jamil Chade - Carta a Lula: decretar silêncio sobre golpe de 64 não resolverá nosso futuro


Sr. presidente,


No próximo dia 31, serão completados 60 anos do golpe militar que jogou o país numa longa noite escura. Os documentos não deixam mais dúvidas sobre os crimes cometidos, os abusos e os sonhos enterrados.


Recentemente, porém, o senhor disse que não queria mexer com o passado e, agora, determinou um silêncio do governo durante a data.


Confesso que fiquei perplexo com sua decisão.


Sei que existem as considerações de governabilidade, de diálogo e de pacificação. Sei que o senhor herdou uma democracia que estava sendo desmontada. Também sei de sua preocupação e prioridade em dar respostas aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Mas a história mostra que sempre que se tenta colocar uma pedra sobre um crime, seus monstros voltam. Sempre.


Basta olhar para as revelações contidas nos depoimentos publicados na última sexta-feira para ver que que existia um plano e uma intenção muito concreta de um grupo no poder de decretar um estado de sítio. Falar de 1964, porém, não significa tirar o foco de 8 de janeiro. Muito pelo contrário.


Teriam os atuais golpistas tido a audácia de planejar uma ruptura democrática se a geração dos militares de 1964 tivesse sido devidamente julgada pelos crimes que cometeram?


Teriam eles ido tão longe se houvesse, na opinião pública, um sólido entendimento sobre o que significa uma ditadura?


Marcar os 60 anos de uma ruptura democrática, portanto, não se trata de falar do passado. Mas lidar com nosso presente e construir o futuro. É parte de um processo de educação e de insurreição das consciências.


Exemplos em diferentes continentes, religiões e culturas demonstram que aqueles que optaram por confrontar a história e seus crimes construíram bases de uma sociedade democrática. Na Alemanha, a desnazificação ocorre todos os dias. Até hoje.


Lidar com esse passado teria ainda um impacto que iria muito além do espaço dos militares na sociedade brasileira.


A defesa da democracia fortaleceria pautas como o combate ao racismo, a luta pelo direito das minorias ou pela defesa da posição das mulheres na condução do país. Todos eles exigem um compromisso que foge muitas vezes da lógica partidária e da barganha política.


Fingir que a data do 31 de março não existe simplesmente não condiz com a realidade. De fato, o 31 de março de 1964 existe em cada vidraça rompida nos prédios em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.


Fingir que a data do 31 de março não existe mandará uma mensagem equivocada. Será um silêncio ensurdecedor que ecoará como uma traição para as vítimas e suas famílias. Mas também para muitos democratas que foram às urnas eleger teu governo justamente contra o risco de que novos ditadores chegassem ao poder.


Os 60 anos do golpe poderiam ser respondidos com democracia. Muita democracia.


Seria, por exemplo, uma data ideal para anunciar o restabelecimento da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, para criar um grupo interministerial para finalmente implementar as recomendações da Comissão da Verdade.


Ou então para retirar de pontes, ruas e estradas os nomes de ditadores, para marchar ao lado das vítimas pela praça dos Três Poderes.


Corremos sérios riscos quando a luta é substituída pelo silêncio, em nome de uma suposta estabilidade.


Basta ler os depoimentos das investigações sobre o 8 de janeiro e sobre a tentativa de um golpe para entender que, quando não confrontados, os monstros do passado sempre voltam. Sempre.


Saudações democráticas,


Jamil Chade


Fonte: Aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP