segunda-feira, 6 de novembro de 2023

"Confissão de um terrorista" - Mahmoud Darwish

 



Confissão de um terrorista




Ocuparam a minha pátria,


Expulsaram o meu povo,


Anularam a minha identidade…


E chamaram-me terrorista!



Confiscaram a minha propriedade,


Arrancaram o meu pomar,


Demoliram a minha casa…


E chamaram-me terrorista!



Legislaram leis fascistas,


Praticaram o odioso apartheid,


Destruíram, dividiram, humilharam…


E chamaram-me terrorista!


Assassinaram as minhas alegrias,


Sequestraram as minhas esperanças,


Algemaram os meus sonhos...



Quando recusei todas as barbáries


Eles...mataram um terrorista!



Mahmoud Darwish (1941-2008)1



1 Mahmoud Darwish é o maior poeta contemporâneo do mundo árabe e poeta nacional da Palestina, traduzido em mais de 20 línguas. Ele testemunhou, aos sete anos, a destruição da sua aldeia, na Galileia, arrasada pelo exército de Israel durante a guerra de ocupação em 1948. A família refugiou-se no Líbano e ao regressarem clandestinamente viram que Al-Birweh, uma das 536 aldeias palestinianas arrasadas, tinha sido transformada num Kibutz, colonato agrícola judaico. Foi autor da Declaração de Independência da Palestina, de 1988, lida por Arafat, e dirigente da OLP, de onde saiu por discordar dos Acordos de Oslo, que considerou, como muitos outros palestinianos, uma capitulação de Arafat, ao aceitar a divisão e a colonização da Palestina, a troco de uma autonomia aparente e muito limitada pelo cerco militar e pela expansão dos colonatos. Darwish denunciou o Hamas como uma organização semelhante aos talibã.


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP