segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Navegando pelo cinema





Balanço do meu ano cinematográfico




Já próximo do final do ano, fui agraciado com duas surpresas interessantes. A revista britânica Sight and Sound me convidou para ser um dos votantes em sua célebre enquete dos melhores filmes de todos os tempos. Bem mais pertinho, os curadores da Medalha do Mérito Cinematográfico acharam por bem me contemplar com uma de suas preciosas latas. Uma festa bonita no Estação Net Rio coroou meu ano cinematográfico. Foto de Beth Formaggini. Mas nada disso se compara à alegria de ver Lula eleito em 30 de outubro e empossado no dia de ontem. Não só pela vitória contra o fascismo, mas pelas esperanças renovadas quanto ao lugar da cultura na vida brasileira e à reativação dos instrumentos de estímulo ao cinema. Que em 2023 comecemos a sepultar o Brasil da ignorância e da barbárie. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui







Os Melhores Filmes de 2022 




A equipa do Cinema Sétima Arte repete a tradição, ao reunir-se para eleger a lista dos dez melhores filmes do ano. Como resultado das listas de cada um dos membros (Cátia SantosCláudio Azevedo, Luís Barros, Maria Inês GomesMariana AzevedoTiago ResendeVanderlei TenórioWellington Almeidao filme eleito como o melhor do ano de 2022 é Drive My Car, de Ryûsuke Hamaguchi. Para ler o texto de Tiago Resende clique aqui







 Retrospectiva 2022




Neste momento está o maior calor lá fora, mas mesmo fervilhando eu estava recapitulando através das minhas memórias o que havia acontecido ao longo deste último ano com relação ao cinema. Foi um ano melhor se formos comparar ao ano anterior, principalmente pelo fato da pandemia ter diminuído e o público decidindo retornar aos poucos as suas idas para uma sessão de cinema. Curiosamente, ao longo destes dozes meses parece que houve uma sensação de retomada dos velhos tempos e o desgaste do que antes parecia imbatível. Para ler o texto de Marcelo Castro Moraes clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP