Navegando pelo cinema
Para os cineastas soviéticos, não havia glória na guerra
A experiência soviética da invasão nazista inspirou muitas obras poderosas no cinema. Em contraste com a abordagem de Hollywood para retratar a Segunda Guerra Mundial, os cineastas soviéticos evitavam imagens triunfalistas de guerra, representando o conflito como uma brutal necessidade que nunca deveria se repetir. Para ler o texto de Greg Afinogenov clique aqui
No princípio era o verbo
Desde os primeiros minutos, há uma sucessão de gestos e de gritos, de uma clareza implacável, a conferir o ritmo da obra. Os dedos da mãe batem por cima do berço, ela grita, o pai sacode o berço com uma violência demente. Helen, a criança arrancada à morte, é condenada a ficar cega, surda e muda. A noite vibra com um terror sem nome. A casa está perdida, cercada e invadida pela noite. Eis-nos regressados a um nível muito puro da emoção dramática. Para ler o texto de Claude Jean-Phillipe clique aqui
Sexo real ou arte cinematográfica?: a verdade sobre a cena erótica mais polêmica da história do cinema
A lenda que assombra o clássico cult 'Menace in the Shadows' sugere que Julie Christie e Donald Sutherland, bons amigos e companheiros de travessuras noturnas, se deixaram levar pela situação e acabaram fazendo sexo na frente das câmeras. Para ler o texto de Michael Echarri clique aqui
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