Navegando pelo cinema
Documentário que se propõe a questionar as lógicas da
escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes
experiências educativas, não convencionais, que propõem a necessidade de um
novo modelo educativo. A escola tem mais de 200 anos de existência e é considerada a
principal forma de acesso à educação. Escola e educação são conceitos
amplamente discutidos em foros acadêmicos, políticas públicas, instituições
educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil. Desde sua
origem, a instituição escolar tem estado caracterizada por estruturas e
práticas que hoje são consideradas, por muitos estudiosos, obsoletas e
anacrônicas. A partir destas reflexões críticas, surgem ao longo dos anos,
propostas e práticas que pensam a educação de uma forma diferente. Assim, foi
criado o documentário “A educação proibida” que propõe recuperar muitas
dessas reflexões, explorar ideias e visibilizar experiências que se atrevem a
trocar as estruturas do modelo educacional da escola tradicional. O projeto é
realizado por jovens que partem da visão de quem aprende e que embarcam numa
pesquisa que cobre oito países, realizando entrevistas com mais de 90
educadores de propostas alternativas de educação. O documentário tem por
objetivo lançar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a
escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor,
no respeito, na liberdade e na aprendizagem. Para assistir o documentário “A
educação proibida” (2:25:18) na íntegra clique no vídeo aqui
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