Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar práticas de educação sexual
com adolescentes desenvolvidas nas escolas da rede pública, bem como investigar
a concepção dos professores envolvidos a respeito do tema. Trata-se de estudo
descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, no qual participaram dez
professores. Como resultados, identificaram-se duas categorias de análise intituladas
modelo biológico-centrado e preventivo e modelo biopsicossocial. Dos professores
entrevistados, seis demonstraram utilizar o modelo biológico-centrado e preventivo,
e quatro, o modelo biopsicossocial. Conclui-se que permanece a necessidade de
avanços, especialmente com relação à autonomia dos indivíduos. A educação sexual
a favor da emancipação e da autonomia exige do profissional o reconhecimento
da vivência da sexualidade como direito, pois cabe a ele oferecer informações e
promover a reflexão entre os adolescentes, de modo esclarecido e consciente, para
que façam suas próprias escolhas.
Para ler o texto completo de Priscila Mugnai Vieira e Thelma Simões Matsukura clique aqui
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